26 de abril de 2024
  • :
  • :

Tecon Salvador conquista prêmio internacional por práticas sustentáveis

Tecon Salvador conquista prêmio internacional por práticas sustentáveis

Práticas sustentáveis como a reutilização dos efluentes oleosos, o tratamento da água proveniente dos vestiários e a captação e utilização da água da chuva fizeram com que o Terminal de Contêineres de Salvador, administrado pelo Grupo Wilson Sons, ganhasse o reconhecimento internacional ao vencer o Prêmio Marítimo das Américas 2018, na categoria Operações Verdes em Portos e Terminais, que valoriza as operações portuárias ambientalmente sustentáveis.

O Tecon Salvador é a primeira empresa brasileira a ganhar o prêmio, que é promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA), por meio da Comissão Interamericana dos Portos. A premiação é aberta à participação de instituições e empresas do segmento portuário dos estados membros da OEA, incluindo o Brasil. A cerimônia ocorreu em Roatán, Honduras, nos dias 18 e 19 de julho durante o “III Seminário Hemisférico sobre Legislação Portuária: Legislação eficiente como fundamento para a competitividade”. Em edições anteriores, foram premiadas organizações de países como Canadá, Chile, Panamá e Jamaica.

“O prêmio é um reconhecimento do nosso compromisso e dos benefícios que as ações que realizamos traz para o meio ambiente e, consequentemente, para a sociedade. Estamos honrados e motivados a continuar traçando o caminho de uma gestão ecologicamente responsável, que valoriza as riquezas naturais, propondo soluções valiosas diante da escassez de alguns recursos de grande importância para a sociedade”, comemora Patrícia Iglesias, diretora comercial do Tecon Salvador e da Wilson Sons Logística.

Conservação e reuso – Segundo o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), menos da metade da população mundial tem acesso à água potável. Um bilhão e 200 milhões de pessoas (35% da população mundial) não têm acesso a água tratada. Um bilhão e 800 milhões de pessoas (43% da população mundial) não contam com serviços adequados de saneamento básico.

Neste cenário, a economia e o uso consciente da água têm se tornado grandes desafios para todo o mundo. O Tecon Salvador promove e apoia uma série de ações internas e externas voltadas à sustentabilidade do uso da água, seja por meio do Programa de Conservação e Reuso de Água (PCRA) que atua com água potável, seja através do Projeto Praia Limpa, voltado para o ecossistema marinho.

Implantado em janeiro de 2016 o PCRA criou uma fonte alternativa de água para uso do terminal e dos seus funcionários. A implantação da iniciativa demandou estudos, treinamentos e sensibilização de todos os envolvidos para o alcance dos resultados.

“Além da melhoria da sustentabilidade ambiental e econômica do terminal, há grande ganho social com a disseminação da cultura apreendida por todos nós, de evitar o desperdício e fazer uso mais racional da água, que tem demandado da sociedade mais atenção, cuidado e atitudes positivas”, afirma Patrícia Iglesias.

Resultados – As ações praticadas têm obtido resultados significativos. É o caso da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) Oleosos, onde a água contaminada é coletada durante a lavagem de equipamentos e recebe tratamento para que seja reutilizada para o mesmo fim. Desde a sua implantação, já foram tratados 3.580 m³ de água. Do mesmo mecanismo da ETE, foram extraídos 7.700 litros de óleo, que foram encaminhados para refino.

Outra iniciativa que mostra a eficácia das ações é o sistema que capta a água proveniente dos vestiários, conhecida como água cinza, e faz o seu tratamento para reuso nos vasos sanitários. Com isso, o consumo de água potável da rede pública é reduzido, assim como o volume deste efluente lançado na rede de esgoto. A empresa também mantém o sistema de captação e tratamento de águas pluviais, que tem capacidade para armazenar 25.000 litros. A meta é suprir 10% do consumo médio de água pelo terminal. A economia de água equivale a 182m³/mês. Atualmente, durante os meses com maior índice pluviométrico, cerca de 32% da água potável consumida no terminal é proveniente deste sistema.

Tecon Salvador – O Terminal de Contêineres de Salvador é um dos principais operadores logísticos que viabiliza investimentos para o estado da Bahia. Com uma área de 118mil m² e capacidade para movimentar 435 mil TEU(sigla para Twenty-foot Equivalent Unit – unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano, já investiu mais R$ 300 milhões desde sua inauguração, em 2000 e está expandindo sua estrutura para ampliar consideravelmente a capacidade de atendimento do Porto de Salvador, cujos investimentos totais giram em torno de R$ 715 milhões.

Praia Limpa – O Tecon Salvador é também, ao lado da Wilson Sons Rebocadores, idealizador do Projeto Praia Limpa é nossa onda. Desde a sua criação, em novembro de 2018, o projeto já retirou da areia e do mar da praia entre o Porto e o Farol da Barra, e também da Praia de Santana no Rio Vermelho, aproximadamente 700 kg de resíduos, tendo entre os tipos mais frequentes, bitucas de cigarro e itens plásticos, materiais que levam entre 200 a 450 anos para se decompor, além de latinhas de cerveja, garrafas de vidro e até fragmentos de tecido. O projeto está em sua 5ª edição e conta com a adesão de instituições de ensino superior, comunidade, instituições públicas, organizações não governamentais, além de colaboradores do Tecon Salvador.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *