28 de abril de 2024
  • :
  • :

“Secretário de Saúde deveria explicar por que fila da regulação não funciona”, diz Sanches

“Secretário de Saúde deveria explicar por que fila da regulação não funciona”, diz Sanches

O deputado estadual Alan Sanches (DEM) disse hoje que o secretário de Saúde da Bahia Fábio Vilas-Boas deveria explicar por que o Estado negou atendimento médico ao garoto Rian Santos, de nove anos, que teve um dos olhos perfurados por um espeto de metal em julho do ano passado, no município de Santa Luzia, no sul do estado, e até hoje aguarda uma consulta com um neurologista.

“Temos um sistema de Saúde completamente falido na Bahia e esse caso do garoto Rian é apenas a ponta do iceberg de uma série de negligências que vêm ocorrendo em todos os municípios”, disse Sanches. “E depois o secretário vem dizer que a fila de regulação funciona”, ironiza o deputado.

Segundo Marinalva Santos, mãe do garoto que ficou internado durante um mês entre julho e agosto do ano passado, o procedimento com um neurologista foi indicado em agosto de 2018 após o menino receber alta. “Um caso dessa gravidade não sensibilizou o secretário e nenhuma autoridade pública do setor de Saúde do Estado. Isso é negligência. Mais de um ano esperando por uma consulta com um neurologista”, reclama Sanches.

Ontem à noite, após a repercussão negativa do caso nas redes sociais e em vários veículos de comunicação, o secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas entrou em contato com o Provedor da Santa Casa de Itabuna e disse ter agendado a consulta para o garoto Rian.

“Agora que saiu na mídia ele resolve chamar para si a responsabilidade. Mas a Bahia inteira sabe que é uma via-crúcis conseguir uma consulta em um hospital do estado. Mais de 1400 pessoas aguardam diariamente na fila da Central Estadual de Regulação (CER) por uma vaga”, frisou Sanches.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *