24 de agosto de 2019
  • :
  • :

Programa Farmácia Popular oferta medicamentos em 328 pontos de Salvador

Programa Farmácia Popular oferta medicamentos em 328 pontos de Salvador

Com o objetivo de oferecer mais uma alternativa de acesso da população carente aos medicamentos considerados essenciais, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Ministério da Saúde, através do programa Farmácia Popular do Brasil, dispõe de 138 postos de saúde onde é possível fazer a retirada de remédios de forma gratuita. Somente esse ano, 106 milhões de itens foram dispensados nessas unidades. Além da rede básica, 190 farmácias privadas realizam a dispensação de graça ou com até 90% de desconto.

Ao incorporar a rede de drogarias do setor privado, são ampliadas as opções para que o usuário do SUS possa adquirir tratamento para doenças como hipertensão, diabetes, doenças mentais e asmas. Além destes, são disponibilizados, com até 90% de desconto, medicamentos para rinite, dislipidemia (colesterol alto), doença de Parkinson, osteoporose e glaucoma. Anticoncepcionais e fraldas geriátricas também são ofertados.

De acordo com o coordenador da assistência Farmacêutica da SMS, Bruno Viriato, é um serviço complementar essencial para garantir que toda a população tenha acesso aos medicamentos quando necessário. “A rede é grande e espalhada por toda cidade. Quantos mais tivermos pontos espalhados em locais decentralizados, maior é o acesso da população aos remédios controlados”, reforça.

Viriato destaca que pacientes com hipertensão, diabetes e doenças mentais são os que mais procuraram a rede. “Esse é nosso principal público. São pessoas com patologias que precisam fazer controle diário e fazem uso constante de medicação. É importante dizer que temos pontos em toda Salvador para atender todos aqueles que necessitem de remédios”, salientou o coordenador.

Selo – As farmácias da rede particular conveniadas ao SUS possuem o selo “Aqui tem Farmácia Popular” e estão distribuídas por diversos pontos da cidade. Diferente do horário do funcionamento dos postos municipais, que abrem de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, as drogarias privadas funcionam em horário amplo, algumas até 24 horas, assim como aos finais de semana e feriados, facilitando o acesso dos usuários.

Para utilizar o Programa Farmácia Popular, o cidadão deverá comparecer a um dos estabelecimentos credenciados, apresentando documento oficial com foto, número do CPF e a receita médica dentro do prazo de validade tanto do SUS quanto particular. A relação das farmácias conveniadas estão disponíveis no endereço www.saude.gov.br/acoes-e-programas/farmacia-popular.

Foto: Divulgação/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *