21 de agosto de 2019
  • :
  • :

Mutirão de Cirurgias de Catarata quer zerar fila de espera em Camaçari

Mutirão de Cirurgias de Catarata quer zerar fila de espera em Camaçari

Nesta sexta-feira (26), 87 pessoas voltaram a enxergar a vida diferente, de uma forma mais nítida. É que foram realizadas as operações do Mutirão de Cirurgias de Catarata promovido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Saúde (Sesau), que tem o objetivo de zerar a fila de espera e promover qualidade de vida para as pessoas.

O secretário de Saúde, Elias Natan, falou sobre como a gestão municipal tem tratado a questão. “A gente tem entendido que a catarata é um problema de saúde pública, que as pessoas têm tido essa dificuldade. Através da determinação do prefeito Elinaldo Araújo, de que a saúde é prioridade, a gente vem conseguindo zerar a fila de cirurgias eletivas que tinha em nosso município”.

As cirurgias aconteceram no H. Olhos Bahia, em Salvador, e os pacientes e acompanhantes contaram com todo apoio da prefeitura. Foram disponibilizados quatro ônibus, para que pudessem chegar ao local, e alimentação, além disso, todos receberam um kit, com óculos de sol e colírio, para dar continuidade aos cuidados do pós-operatório.

Muito satisfeita, Dalva de Jesus dos Santos, do Nova Vitória, contou como fez para realizar a cirurgia. “Foi rapidinho! Fiquei sabendo na sexta-feira, no sábado fui à clínica, fiz os exames. Quando foi na quarta-feira fiz a triagem, também eu já estava com os exames todos prontos, e hoje já estou aqui, já realizei a cirurgia. Estava assustada, mas cheguei lá e vi que não era nada disso, tudo tranquilo. Bom demais!”

A alegria de José Vitorino de Jesus, de Vila de Abrantes, em voltar a enxergar com qualidade contagiou a todos. “A vista não estava boa. Os carros passavam e eu não via, agora ‘tô’ enxergando! Vendo a porta ali, ela ali”, falou enquanto apontava para os lugares e pessoas que estavam na sala de espera. Ele ainda acrescentou que a partir de agora vai passear e voltar a ver os lugares, como as belas praias de Camaçari.

A cirurgia é de média complexidade, sem necessidade de internação. Os pacientes continuarão o acompanhamento no mesmo lugar em que realizaram a triagem, na Clínica São Matheus, em Vila de Abrantes ou na sede.

Através da Central de Regulação, Dalva, José e os demais pacientes têm a cirurgia do segundo olho garantida, caso haja necessidade. É que assim que receberem alta, automaticamente, serão encaminhados para a próxima.

A prefeitura já vem realizando, em média, 20 cirurgias de catarata por mês de forma regular. O prestador de serviço está concluindo o centro cirúrgico, por isso, os pacientes tiveram de ir para Salvador, mas o objetivo é que as cirurgias sejam realizadas em Camaçari.

No Mutirão de Cirurgias de Catarata de 2018 foram beneficiados 180 pacientes, somada aos 200 de forma regular, o total foi de 380. Esse ano os números já são proporcionalmente maiores: 140 das regulares, outras 100 no regime de mutirão e mais 87 nessa ação, chegando a 327 pacientes em menos de sete meses.

Foto: Divulgação/Ascom-PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *