28 de março de 2024
  • :
  • :

Equipe de ginástica rítmica e taekwondo garantem mais 2 ouros para o Brasil no Pan

Equipe de ginástica rítmica e taekwondo garantem mais 2 ouros para o Brasil no Pan

O Brasil sagrou-se campeão por equipes no Pan. Arthur Zanetti, Arthur Nory, Caio Souza, Francisco Barretto e Luis Guilherme Porto superaram a equipe dos Estados Unidos e subiram no lugar mais alto do pódio no domingo (28). Com o resultado, o país mostrou mais uma vez que está consolidado entre as grandes equipes no masculino.

Os 250,450 pontos deste domingo colocariam o país na quarta posição da classificatória do Mundial do ano passado, à frente inclusive da equipe principal dos Estados Unidos.

No Pan, os americanos foram com um time B, que apostou em séries mais simples, porém bem executadas. Quase deu certo, mas os 249,400 não foram suficientes para superar os brasileiros. O Canadá levou o bronze, com 246,725. Além da medalha dourada, o Brasil conquistou também mais 12 vagas nas finais individuais. Em Guadalajara, quando o Brasil também foi ouro, Chico e Zanetti já integravam a seleção.

Taekwondo – Edival Pontes, mais conhecido como Netinho, brilhou ao conquistar a medalha de ouro com uma grande virada na final, diante do dominicano Bernardo Pie por 17 a 14, na categoria até 68kg.

Com o resultado, o Brasil voltou ao primeiro lugar na modalidade, encerrando um jejum de 12 anos. No sábado, Talisca Reis levou a prata, enquanto Paulo Ricardo Souza ficou com o bronze. Atual 15º do ranking mundial, Netinho era o principal favorito do time brasileiro ao ouro. E o paraibano de 21 anos não deixou de comemorar o feito, após não ir tão bem no Mundial da modalidade.

Ele admitiu que ficou preocupado na reta final da luta, quando perdia por 11 a 5. “No 11 a 5, pensei que seria bem difícil. Mas quando sentei, o técnico Diego me deu uma acalmada, falou que eu estava bem melhor fisicamente e deu certo.”

Netinho disse que dedicou o título pan-americano à namorada, que não conseguiu o ouro no sábado. “Viemos com a intenção de obter os dois ouros. E ontem não conseguimos. disse para ela que eu iria ganhar para ela. Dedico esta medalha para ela, para o meu pai, mãe, treinador, amigos. Muito obrigado a todos vocês”, declarou.

Ciclismo – Foi dia de emoção para Jaqueline Mourão. Uma das atletas mais experientes da delegação brasileira nos Jogos, ela demonstrou que segue em ótima forma aos 43 anos e conquistou o bronze na prova do cross country feminino do ciclismo mountain bike. Foi sua primeira medalha em Pans.

Na prova masculina, o atual número 3 do mundo no ranking da União Ciclística Internacional (UCI), Henrique Avancini, era favorito ao ouro, mas conquistou a prata após superar um pneu furado durante a prova vencida pelo mexicano José Ulloa Arevalo.

Tiro – Júlio Almeida conquistou sua oitava medalha nos Jogos Pan-Americanos. O carioca ficou com o bronze na prova da pistola de ar, atingindo um total de 217.3 pontos na final. O ouro ficou com o cubano Jorge Potrillé, que chegou a 237.3 pontos e ainda bateu o recorde pan-americano. A prata ficou com o americano Nickolaus Mowrer, que somou 236.7 pontos.

Assim, o Brasil termina o dia na quarta colocação no quadro de medalhas. Os Estados Unidos lideram, com 24 pódios, sendo nove de ouro. O México aparece na segunda posição, com 22 medalhas, sendo oito douradas. A delegação colombiana figura no terceiro posto, com 14 medalhas no total, sendo quatro de ouro.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *