26 de novembro de 2024
  • :
  • :

Litoral nordestino terá ondas de 4 metros e ventos de 70km/h até quarta

Litoral nordestino terá ondas de 4 metros e ventos de 70km/h até quarta

Por conta do recorrente mar revolto em julho, os barcos de pesca passaram mais tempo nas areias do Rio Vermelho do que nas águas da Baía de Todos-os-Santos. O começo de agosto também não dá sinais de melhora. No domingo (4), a Marinha do Brasil emitiu um sinal de alerta até essa quarta-feira (7), com ondas entre 3 e 4 metros de altura – o equivalente a uma casa de dois andares – e ventos de até 74 km/h na costa do Nordeste, entre os estados da Bahia e Rio Grande do Norte.

O motivo do mau tempo é a persistência de um sistema de alta pressão sobre o oceano, ou seja, o ar na atmosfera se movimenta constantemente, com giros de centenas e até milhares de quilômetros de diâmetro. Com isso, a depender da direção de rotação (horário ou anti-horário), formam no seu interior os centros de alta e baixa pressão.

Entretanto, meteorologistas dizem que este é um fenômeno climático normal, que ocorre praticamente todos os anos na Bahia. Especificamente, o que está causando as ondas e a ventania observadas até essa quarta é um campo de alta pressão que está agindo na altura do Sudeste e que tem uma grande pista de ação, que empurra a energia para a região Nordeste.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *