23 de setembro de 2019
  • :
  • :

Pessoas com deficiência recebem passe livre no transporte coletivo de Camaçari

Pessoas com deficiência recebem passe livre no transporte coletivo de Camaçari

A Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), entregou o passe livre que garante a gratuidade no uso do transporte público coletivo municipal a um grupo de cerca de 70 pessoas com deficiência (PCD). A entrega ocorreu na manhã desta sexta-feira (9), nas dependências do Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (CIAT).

Na ocasião, além das carteiras de passe livre, os participantes assistiram a uma palestra explicativa, orientando sobre a maneira correta de utilização do benefício, a conduta adequada para permanecer com a gratuidade, dentre outras informações pertinentes. Ao final, as PCD tiveram oportunidade de sanar dúvidas.

O gerente de Serviços à Pessoa com Deficiência, João Rosendo, revelou que essa é a terceira vez que acontece a entrega dos passes livres, somando mais de 220 pessoas beneficiadas até o momento. “Se trata de um direito adquirido por lei e a Sedes trabalha para atender, com a gratuidade, todos que dela dependem”, ressaltou. A Gerência de Serviços à Pessoa com Deficiência (Gedef) está vinculada à Coordenação de Proteção Social Básica (CPB) da Sedes.

A lei, que dispõe sobre a gratuidade às pessoas com deficiência no sistema de transporte público coletivo do município de Camaçari é a 1268/2013, artigo 4º. Tem direito ao passe livre as pessoas com deficiência, quer sejam de natureza física, mental, auditiva, visual e múltipla devidamente atestada por laudo médico e comprovada a carência econômica. Com a carteirinha, o beneficiário tem direito a seis passagens por dia.

Para a aposentada Cleonides Santos, 61 anos, moradora do bairro Verdes Horizontes, que já possui a gratuidade no transporte intermunicipal, receber o benefício que dá direito a se locomover nos transportes dentro de Camaçari, vai trazer uma economia significativa das contas mensais. “Eu saio muito, principalmente pra ir a médicos. Essa carteirinha vai ajudar bastante”, declarou agradecida.

A entrega dos passes livres foi acompanhada pelos presidentes da União dos Deficientes de Camaçari (UDEC), Elenilson de Jesus Santos, e pelo presidente do Conselho das Pessoas com Deficiência em Camaçari, Jailson Ferreira. Eles foram unanimes em dizer que o trabalho voltado à pessoa com deficiência, desenvolvido pela Sedes, está de parabéns e funcionando com êxito como nunca antes aconteceu.

Além de demais representantes da Sedes, a assessora técnica Luci Sena acompanhou a entrega das carteirinhas. Outras informações sobre o benefício podem ser adquiridas através do telefone (71) 3644-5727.

Foto: Junior Freitas/PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *