25 de abril de 2024
  • :
  • :

Eduardo Salles faz indicação para criação da Ronda Rural

Eduardo Salles faz indicação para criação da Ronda Rural

Oferecer dentro da SSP (Secretaria de Segurança Pública) uma estrutura específica no combate a roubo de gado, insumos e produtos agrícolas e melhorar a segurança pública dos moradores da zona rural é o objetivo do deputado estadual Eduardo Salles ao apresentar na Assembleia Legislativa da Bahia Indicação para a o governador Rui Costa criar a Ronda Rural.

O parlamentar reconhece as dificuldades da SSP de disponibilidade de efetivo policial específico em um estado com 567 mil quilômetros quadrados, mas sugeriu, ao lado do vice-presidente da FAEB (Federação da Agricultura do Estado da Bahia), Guilherme Moura, em audiência na última terça-feira (13) com o secretário Maurício Barbosa, realizar inicialmente um projeto piloto em alguma região.

“A ideia é que os produtores possam sentar com o secretário e técnicos da SSP para uma parceria público-privada”, explica Eduardo Salles. “Os agropecuaristas poderiam, por exemplo, adquirir câmeras de videomonitoramento que seriam interligadas ao Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública”, acrescenta o deputado.

Eduardo Salles acredita que o trabalho em conjunto da SSP com os produtores, assim como ocorre na Operação Safra, no oeste da Bahia, criada quando ele esteve à frente da Secretaria Estadual de Agricultura, vai ajudar a criar um banco de informações sobre as quadrilhas que cometem esse tipo de crime e oferecer ao setor de inteligência da Polícia Civil ferramentas para a repressão por parte da Polícia Militar.

“Como hoje as ações de investigação e repressão ficam pulverizadas, não há uma sintonia. Sei que não é possível ter um policial em cada cancela, mas, com a inteligência da SSP, podemos minimizar na Bahia o problema que atinge todo o país”, resume o deputado.

Maurício Barbosa disse na audiência que iria estudar a forma mais adequada para essa operação, sem prejudicar outras áreas do policiamento realizado no interior baiano e em breve marca audiência com o deputado e os produtores do Recôncavo para analisar a implantação do projeto piloto no Recôncavo.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *