29 de março de 2024
  • :
  • :

Após convocar novos médicos, Prefeitura de Salvador inaugura posto em São Cristóvão

Após convocar novos médicos, Prefeitura de Salvador inaugura posto em São Cristóvão

A dona de casa Neilane Pinheiro, de 30 anos, mal escondia a satisfação nesta terça-feira (27), com a Unidade de Saúde da Família (USF) São Cristóvão, construída pela Prefeitura no Conjunto Iolanda Pires. Ela e os demais moradores do bairro foram conferir de perto a entrega da nova unidade, em cerimônia com as presenças do prefeito ACM Neto, acompanhado do secretário municipal da Saúde, Leo Prates, demais autoridades e imprensa.

O chefe do Executivo municipal lembrou que a retomada das inaugurações das unidades saúde na cidade só foi possível após o esforço da gestão para suprir a falta de médicos enfrentada no primeiro semestre deste ano pela rede. “Ontem (26), a Prefeitura convocou 120 concursados, que se somam a outros médicos vindos da residência e da contratação em regime de pessoa jurídica para assegurar que, até o fim do ano, não falte profissional em nenhuma unidade de saúde”, afirmou ACM Neto.

Ele ainda completou que, com a USF São Cristóvão, deverão ser entregues, ainda em 2019, dez novas unidades em toda a cidade. “A ação amplia assim a atenção primária, que é o elemento mais importante na assistência à saúde, pois evita problemas futuros de grande complexidade”, pontuou o prefeito.

Estrutura e avanços – Com investimento de R$1,4 milhão, a USF São Cristóvão vai oferecer atendimento médico, odontológico e serviços de enfermagem, com capacidade para 460 pessoas por dia, através de três equipes de saúde da família e três da área bucal. A unidade também terá serviços de vacinação, entrega de medicamentos, confecção do Cartão SUS, marcação de consultas para outras especialidades e exames e realização de visita domiciliar.

De acordo com o secretário Leo Prates, com o novo posto, a cobertura da atenção básica à saúde no Distrito Sanitário (DS) de Itapuã avança de 59,39% para 63,26%. Realidade bem diferente de 2013, quando toda a DS Itapuã tinha apenas 15% de cobertura da atenção básica. Se considerar apenas São Cristóvão, com nova unidade entregue hoje, a cobertura atinge 100% da população do bairro.

“Temos ainda mais duas unidades a serem entregues na região até o fim do ano, chegando a 71% deste tipo de cobertura. Até o fim de 2020, o número chegará a 75% nesta localidade. Este é um verdadeiro momento de celebração e quem ganha é o povo”, disse o titular da SMS.

Foto: Max Haack/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *