28 de março de 2024
  • :
  • :

Pedro Tavares apela ao Governo pela renegociação das dívidas dos cacauicultores

Pedro Tavares apela ao Governo pela renegociação das dívidas dos cacauicultores

Ao louvar a iniciativa da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia pela realização da audiência do cacau, o deputado estadual Pedro Tavares (DEM), fez um apelo para que os Governos estadual e federal abracem a bandeira em favor da revitalização da lavoura cacaueira, do Sul Baiano. Ao longo dos últimos anos, Tavares defendeu a pauta no Parlamento Estadual e hoje voltou a destacar que sem a renegociação das dívidas, dos produtores de cacau não haverá resgate do desenvolvimento da região.

Segundo o deputado, houve um fracasso nas políticas para o enfrentamento da crise da lavoura a partir do surgimento da vassoura de bruxa.

“Aconteceram falhas no programa de financiamento, baseado em uma nota técnica da Ceplac que estava errada, fato que causou o grave endividamento dos cacauicultores. Consequentemente há 30 anos, eles lutam para pagar essas dívidas, que se tornaram impagáveis, onde muitos perderam tudo, cometeram suicídios, outros infartaram, ficaram enfermos, tornando essa situação um drama histórico, que impactou no econômico e social da região”, relatou.

O parlamentar ressaltou que o Poder Legislativo começa a cumprir o seu papel na luta em favor da lavoura, mas é preciso que esse compromisso chegue ao Executivo.

“Há 30 anos a região está impossibilitada de gerar créditos. Infelizmente as pessoas não podem investir se não têm créditos, fator que impede os avanços. Que os Governos olhem para essa necessidade dos produtores, dando as condições de investimento que o setor precisa para que essa cultura volte a ter o lugar de destaque”, reivindicou.

Pauta – Tavares enfatizou a importância do evento que lotou uma das salas da Casa Legislativa, com a presença de deputados, produtores, entidades, representantes da Ceplac, do Banco do Nordeste e sociedade civil.Uma pauta conjunta será levada aos Ministérios da Agricultura e Economia, e também para a bancada federal a fim de debater soluções.

“Há nove anos nessa Casa, a minha avaliação é de que essa foi a reunião mais produtiva sobre o tema. Vale destacar a iniciativa do proponente, deputado Sandro Régis e a presença de todos os deputados estaduais e do federal Leur Lomanto Jr. nessa audiência, que será um divisor de águas, visando a revitalização da lavoura cacaueira. Precisamos que essa mobilização seja ampliada para toda a bancada federal, os senadores a fim de que todos enfrentem de uma vez por todas essa crise”, afirmou.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *