16 de abril de 2024
  • :
  • :

Em live, Bolsonaro agradece a médicos que o atenderam após sofrer atentado

Em live, Bolsonaro agradece a médicos que o atenderam após sofrer atentado

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) falou pela primeira vez no início da noite desta quinta-feira (12) desde que passou por uma cirurgia de hérnia no último domingo (8), em São Paulo. Ele fez balanço de medidas do governo federal e agradeceu aos médicos que o atenderam desde que levou facada durante as eleições do ano passado.

Às 19h, o presidente fez uma live no Facebook que duraria “dois minutos por recomendações médicas” como ele anunciou no começo da transmissão.

Bolsonaro se recupera de uma cirurgia de hérnia realizada no Hospital Vila Nova Star. Desde domingo, o vice-presidente Hamilton Mourão ocupa o cargo de presidente da República de forma interina.

De acordo com nota divulgada na tarde desta quinta pelo porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, o presidente ficará afastado do cargo por mais quatro dias. Ele voltaria a assumir a presidência nesta sexta-feira (13), mas com a nova decisão, ele deverá reassumir o cargo apenas na terça-feira (17).

Na transmissão, Bolsonaro fez uma lista de acontecimentos do governo federal na semana. Falou sobre “a medida provisória da liberdade estudantil para que o jovem tire sua carteira de estudante na internet ou de graça na Caixa Econômica Federal”, “a frequência escolar recorde para fins de bolsa família”, e a “a medida provisória que fala da pensão vitalícia para crianças com microcefalia causada pelo zika vírus”, “recebimento da nossa Força Aérea Brasileira do KC-390 e do avião de caça Gripen”, entre outros temas.

Ao final da live, Bolsonaro disse que recebeu a visita do médico Luís Henrique Borsato, que chefiou a equipe que o atendeu em Juiz de Fora, em Minas Gerais, onde levou a facada, em 6 de setembro de 2018.

“Ele conta com detalhes – por uma questão de milímetros a faca não atingiu pontos vitais. Passou no início da veia cava, do fígado, do estômago, do coração. Então uma visita que eu não tinha como não me emocionar. Então, doutor Luis Henrique Borsato e médicos da Santa Casa de Juiz de Fora, muito obrigada mais uma vez a todos vocês”, disse.

Ele também agradeceu ao médico Antônio Luis Macedo, que agora trabalha no Vila Nova Star, mas que o atendeu no ano passado no Albert Einstein.

“Então agradeço a esses dois profissionais pela minha vida, a Deus em primeiro lugar”, completou.

De acordo com boletim médico divulgado na manhã desta quinta, Bolsonaro tem “recuperação progressiva dos movimentos intestinais”.

Ele permanece com sonda nasogástrica, em jejum oral e alimentação parenteral (endovenosa). Mantém fisioterapia respiratória e motora. Foi feito curativo cirúrgico, com ferida operatória de bom aspecto, diz o boletim.

O médico Antônio Luiz Macedo explicou que o quadro não é uma intercorrência ou piora, mas uma resposta natural do intestino. Segundo o cirurgião, isso já havia acontecido após as outras operações.

A retirada da sonda estava prevista para a tarde desta quinta ou a manhã de sexta. “Retirando a sonda, a dieta líquida é retomada”, disse o médico.

“Os exames laboratoriais, estão todos bem. Fizemos avaliação do fígado, avaliação do rim. Não tem nenhum sinal de infecção. Não tem nenhum sinal de complicação”, acrescentou.

No início da tarde desta quinta, o presidente publicou em sua conta no Twitter uma foto em que aparece ao lado dos médicos Luiz Henrique Borsato e Antonio Luiz Macedo. Na imagem é possível ver a sonda nasogástrica.

Foto: Reprodução do Twitter




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *