28 de março de 2024
  • :
  • :

Camaçari terá programação variada na Semana Nacional de Trânsito

Camaçari terá programação variada na Semana Nacional de Trânsito

Investir na melhoria da prestação de serviço e no bom atendimento às demandas dos cidadãos passa por garantir cursos de qualificação dos servidores, e com esse propósito e dentro das ações que marcam a Semana Nacional de Trânsito (SNT) em Camaçari, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), em parceria com a Polícia Militar da Bahia (PM/BA), através do Esquadrão de Motociclistas Águia, promove a capacitação dos agentes do órgão que desempenham a atividade diariamente na cidade. O curso iniciou quinta-feira (19) e conclui nesta sexta (20), e de acordo com o órgão esse processo de formação dos profissionais será de forma continuada.

Blitz também faz parte da grade de programação da SNT, nesta sexta-feira (20). No Posto da Polícia Rodoviária Estadual, em Arembepe, agentes da STT e profissionais da Concessionária Litoral Norte (CLN), parceira da ação, farão campanha educativa com orientações e entrega de panfletos. Esse ano a iniciativa traz o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, como forma de estimular a reflexão sobre o respeito às normas e às pessoas.

A Feirão do Trânsito é uma maneira encontrada pelo órgão para apresentar e levar à população os serviços de trânsito e transporte que são prestados pela STT, mostrando qual é a sua finalidade de maneira lúdica, através de jogos e brincadeiras. Para isso será montada uma estrutura no Shopping Open Center, na Avenida Jorge Amado, nos dias 20 e 21 de setembro, das 8h às 17h.

Em Camaçari, as atividades em alusão à Semana Nacional do Trânsito começaram de forma bem antecipada, desde o início do mês de setembro, com o projeto “STT a Caminho das Escolas”, no qual profissionais da STT levam orientações sobre segurança no trânsito, tornando os estudantes multiplicadores entre familiares e amigos, incentivando a adoção e atitudes mais cordiais e de direção defensiva pelos motoristas. A medida trabalha ainda a formação de futuros condutores, jovens que chegarão à fase adulta mais preparados e conscientes dos seus direitos e deveres.

Na programação da Semana Nacional de Trânsito no município também há espaço para reconhecimento e motivação. No dia 23 de setembro, está previsto um momento de confraternização entre os profissionais da STT com direito a homenagens, no qual os próprios colaboradores vão escolher os destaques do Operacional, Administrativo, Educacional e do programa de Estágio. A intenção da instituição é motivar e unir os servidores.

O Seminário de Mobilidade Urbana Humanizada, agendado para a próxima terça-feira (24), a partir das 8h30 também integra a programação da SNT. O evento acontecerá no auditório da Secretaria do Governo (Segov), e será feito em conjunto com a CLN. Na ocasião serão abordados temas como: o Programa Atitude Segura e Gentileza; e Mobilidade Urbana Sustentável – Princípios e estratégias humanizadas. Os interessados em participar podem fazer inscrição prévia no site da concessionária ou através deste link.

Como o mês de setembro também é dedicado a campanhas de prevenção ao suicídio, a Superintendência, em parceria com a PM/BA, realiza palestras sobre o tema dentro da SNT visto que atinge um grande público. A medida tem como objetivo difundir conhecimentos sobre o assunto, auxiliando assim no processo de reconhecimento de transtornos que podem levar ao desejo suicida. O evento, ainda sem hora e local definido, está marcado para o dia 30 de setembro.

O superintende Coronel Alfredo Castro destaca que o principal ganho da SNT é fortalecer as atividades educativas e de prevenção. “Tentamos atingir um maior número possível de cidadãos, levando importantes conhecimentos que se postos em prática resultam num trânsito mais seguro em que de fato a garantia da vida é o sentido de tudo”, declarou.

Fortalecendo a programação, a STT marca presença nos desfiles cívicos em alusão ao aniversário da cidade, que começou em Monte Gordo, no dia 14 de setembro, e segue com o de Vila de Abrantes, no domingo (22/9), e o da sede, no sábado seguinte (28/9), que será na Avenida 28 de Setembro, via que recebe o nome da data magna da cidade, dia de sua emancipação política.

Foto: Divulgação/Ascom-PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *