15 de outubro de 2019
  • :
  • :

Cerimônia da Bandeira no 2o Distrito Naval será mais um atrativo para turistas em Salvador

Cerimônia da Bandeira no 2o Distrito Naval será mais um atrativo para turistas em Salvador

No dia 1º de outubro, próxima terça-feira, às 8 horas, a Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) realiza, em parceria com a Marinha, na sede do Comando do 2º Distrito Naval (Comércio), a Cerimônia da Bandeira Comentada, aberta ao público. O objetivo é tornar a cerimônia militar do hasteamento um atrativo para a população e para turistas.

O projeto inaugural contará com a presença de estudantes da rede estadual de ensino como convidados. A meta é tornar esta prática militar um evento que pode ser apreciado e entendido pelo público em ocasiões especiais, a exemplo das comemorações do Dia da Bandeira (19 de novembro).

Para o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, o 2º Distrito Naval está completamente inserido no roteiro turístico de Salvador. “A sede, situada em frente à Baía de Todos-os-Santos e bem próximo à Igreja da Conceição da Praia, Mercado Modelo e Centro Histórico, pode ser mais um atrativo da cidade”, disse.

A Cerimônia da Bandeira Comentada, programada para 1º de outubro, será uma simulação do rito realizado diariamente pelas unidades militares, com o hasteamento da bandeira nacional às 8 horas e o arriamento ao pôr do sol. “Durante a cerimônia explicamos cada detalhe, o significado dos sinais e o porquê de a bandeira ser içada”, diz o comandante do 2º Distrito Natal, vice-almirante André Luiz Silva Lima.

A apresentação começa com o pelotão da Ordem Unida Silenciosa, que realiza movimentos sincronizados com o fuzil. Em seguida, a Banda dos Fuzileiros navais executa composições clássicas da MPB. O ato seguinte é a cerimônia da bandeira propriamente dita, com os comentários feitos por um oficial da Marinha. A duração do evento é de aproximadamente meia hora.

Foto: Divulgação/Ascom-Setur




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *