24 de abril de 2024
  • :
  • :

Projeto de Félix inclui rios baianos na área de atuação da Codevasf

Projeto de Félix inclui rios baianos na área de atuação da Codevasf

As bacias dos rios de Contas, Subaé, Jequitinhonha, Jiquiriçá e Mucuri farão parte do ‘guarda-chuva’ da Codevasf. Projeto de lei (PL 8.570/17) do deputado Félix Mendonça Jr. (PDT-BA), que trata da ampliação da área de atuação da empresa, foi aprovado na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional.

Os cinco rios atravessam o território baiano e, segundo o deputado, passam por uma crescente degradação ambiental, o que inviabiliza a sustentabilidade das atividades agropecuárias e afeta os indicadores socioeconômicos das regiões onde se localizam.

“A Codevasf tem capacidade para continuar ampliando sua atuação, elevando a qualidade dos recursos hídricos e estimulando a adoção de políticas preventivas em todos os rios propostos”, afirmou Félix.

Segundo ele, a nova composição da companhia possibilitará ganho significativo para as regiões incorporadas, com a aplicação de novas tecnologias, incentivo à diversificação de culturas e recuperação de áreas ecologicamente degradas, além da capacitação e treinamento de produtores rurais.

O projeto agora será analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Criada pela lei 6.088/74, atualmente a Codevasf atua nos vale dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru (MA), Mearim, Vaza-Barris, Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu, Pericumã, Una, Real, Itapicuru e Paraguaçu.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *