28 de abril de 2024
  • :
  • :

Piñera decreta estado de emergência no Chile após protestos em Santiago

Piñera decreta estado de emergência no Chile após protestos em Santiago

O Presidente do Chile, Sebastián Piñera, decretou estado de emergência na madrugada deste sábado (19) após protestos que tomaram estações de Metrô na capital Santiago. As manifestações, que aconteceram contra aumento no preço das passagens, acabaram em violência.

Segundo a CNN, Piñera disse que o estado de emergência vale para as províncias de Santiago e Chacabuco e também nas comunas de Puente Alto e San Bernardo, na Região Metropolitana. O general da divisão Javier Iturriaga del Campo foi nomeado chefe da defesa nacional.

Com o decreto, o governo pode restringir a liberdade de locomoção e reuniões, entre outras medidas. Campo descartou impor agora toque de recolher. “No momento, não temos informações que nos obriguem a decretar o toque de recolher”, disse o general. Ele anunciou, porém, que forças militares começarão a patrulhar a cidade nos “setores mais conflituosos”.

O presidente afirmou ainda que nos próximos dias o governo convocará um diálogo transversal e fará ‘todos os esforços para aliviar a situação dos que foram afetados pelo aumento”.

Foto: Reprodução




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *