Uma reunião de alinhamento com os profissionais locais envolvidos na realização da regata Jacques Vabre foi realizada na tarde desta segunda-feira (21) na Secretaria do Turismo do Estado (Setur), responsável pelo apoio logístico da competição internacional em Salvador. O objetivo é proporcionar um melhor serviço e estrutura aos organizadores, equipe técnica, velejadores e imprensa.
A largada da prova acontece domingo (27), em Le Havre, na França, e os primeiros velejadores deverão chegar a Salvador por volta do dia 7 de novembro. Eles cruzarão o Atlântico, da Europa até a Bahia, num percurso de cerca de 8 mil quilômetros. Este ano as categorias que competem são Multi50, Imoca e Class 40.
“São cerca de 60 embarcações competindo, uma média de 70 jornalistas do mundo inteiro fazendo a cobertura, além de todo o staff que vem com a competição, permanecendo em Salvador por mais de 15 dias, então a cidade se transforma numa grande vitrine já na alta estação”, disse na abertura o secretário do Turismo, Fausto Franco.
Questões de segurança, limpeza, estrutura física e técnica, alimentação, internet, logística das embarcações, comunicação e receptivo, dentre muitas outras, foram discutidas na reunião. A estrutura que será montada na área do Terminal Náutico de Salvador inclui salas para reuniões, imprensa, administração e diretores de prova, restaurante e banheiros.
“É uma responsabilidade grande e por isso é importante o envolvimento de todos de forma esforçada e equilibrada para que possamos oferecer o melhor serviço”, afirmou o diretor Jorge Ávila, da Setur.
Participaram da reunião os representantes dos diversos setores envolvidos direta ou indiretamente com a regata, como a Marinha (Capitania dos Portos), o Batalhão Especializado de Policiamento Turístico – Beptur, a Socicam (que administra o terminal náutico de Salvador, ponto de chegada da regata), o Yacht Clube (onde alguns barcos ficarão ancorados) e a Salvador Marina.
Também estiveram presentes a produtora Paula Rezende, da Pau Viola, empresa responsável pela montagem da estrutura da regata no terminal náutico; Paula Hazin, do restaurante Das Águas, que fornecerá a alimentação dos profissionais durante os dias de prova; o consultor de assuntos náuticos, José Raimundo Zacarias, e o presidente da Câmara Técnica da Baía de Todos-os-Santos, Moysés Cafezeiro, além de funcionários da Setur, dentre outros.
A Transat Jacques Vabre é realizada de dois em dois anos e voltou a ter Salvador como destino de chegada em 2017. A regata tem como origem a história das grandes rotas marítimas. A cidade de Le Havre, na França, foi o primeiro porto importador de café da Europa.
Foto: Daniel Meira/Ascom-Setur