18 de abril de 2024
  • :
  • :

Prefeitura de Camaçari assina contratos com projetos selecionados no Edital de Cultura

Prefeitura de Camaçari assina contratos com projetos selecionados no Edital de Cultura

O incentivo e estímulo a produções artísticas e culturais em Camaçari tem sido uma das ações de grande impacto fomentadas pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult). Como resultado desses investimentos, na manhã desta sexta-feira (25/10) foi realizada a assinatura de contrato dos 19 projetos selecionados pelo 1º Edital de Apoio a Cultura, no Teatro Alberto Martins. Esta é uma iniciativa proveniente do Programa Cultura Todo Dia, com o apoio do Conselho Municipal de Cultura e financiamento do Fundo Municipal de Cultura.

O edital contempla propostas que percorrem por diversas linguagens performáticas como: cultura popular; audiovisual; radiodifusão e novas mídias; feiras livres; ensino das artes e arte-educação; patrimônio cultural, material e imaterial; artes plásticas, visuais e artesanato; teatro, dança, circo e ópera; e livro de leitura. A ideia é permitir que a arte consiga chegar em outras instâncias da Sede, Costa e Zona Rural do município com 100% de financiamento, sendo o investimento equivalente a R$ 700 mil.

Entusiasmado, o artista e idealizador do projeto Cinema da Zona Rural, Antônio Assis, 63 anos, morador da localidade de Corodantas, em Arembepe, não conteve a felicidade por ter tido a sua proposta selecionada. “Me sinto realizado. Eu não tive a infância que eu estou dando para eles hoje. E agora, com a ajuda do programa, garanto que vai ser melhor”, contou após explicar o objetivo do projeto, que é contar a história de Camaçari através do audiovisual nas comunidades mais afastadas do centro da cidade.

“Nós temos muito orgulho, muita satisfação de poder reparar a comunidade artística que ansiava pelo seu primeiro edital e assinar esses contratos, valorizando essas pessoas que foram reconhecidamente aprovadas. Então esses projetos têm um selo de qualidade artística que os credencia a receber esse aporte global”, expressou a secretária de Cultura, Márcia Tude, durante a cerimônia.

A abertura contou com a apresentação musical do Conservatório de Música da Cidade do Saber e encerramento com a da grande vencedora do concurso cultural A Voz de Camaçari, Elly Nascimento. Durante o ato, também foi feita uma retrospectiva sobre os 15 editais culturais desenvolvidos no decorrer dos últimos três anos. Entre os citados estão o Mestres e Mestras da Cultura Popular; das Companhias de Teatro e Dança de Camaçari; do Concurso Fotografe Camaçari; do Kit Capoeira e do Concurso Cultural A Voz de Camaçari, beneficiando ao todo 329 artistas locais.

Representando o gestor municipal, o vice-prefeito, José Tude, prestigiou o ato e transmitiu palavras de incentivo para os contemplados com o edital. “Eu tenho certeza que os projetos aprovados serão um grande exemplo para que tenhamos a possibilidade de dar continuidade a esse processo nos anos vindouros”, destacou.

O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciel Neto, explicou como foi pensada a construção do documento. “Partimos de dois princípios básicos, que é a democratização da cultura e também a seriedade com o dinheiro público. Então nós pensamos em poder atender as diversas áreas da produção artística e cultural, e também a questão da viabilidade econômica do projeto. Para mim, hoje é um dia de satisfação”.

A lista das 19 propostas vencedoras no 1° Edital de Apoio à Cultural pode ser acessada neste link.

Foto: Tiago Pacheco/Ascom-PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *