20 de abril de 2024
  • :
  • :

Nelson Leal participa da ExpoRural de Macaúbas

Nelson Leal participa da ExpoRural de Macaúbas

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Nelson Leal, participou neste sábado (26), ao lado do prefeito Amelinho, da Feira e Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e Agricultura Familiar (ExpoRural de Macaúbas), em Macaúbas, no espaço da Princy Eventos.

“É um dos mais importantes eventos agropecuários da região do Vale do Paramirim, Chapada e Oeste da Bahia, reunindo expositores, pecuaristas e empresários da região. Fiquei impressionado com a expansão e o crescimento da agricultura familiar, que ganhou um forte impulso no governo Rui Costa. Sem sombra de dúvidas, ela será um grande fator de indução do nosso desenvolvimento”, avalia o chefe do Legislativo estadual.

Segundo Leal, o incentivo à agricultura familiar e aos empreendimentos familiares rurais garante a segurança alimentar do País e viabiliza a permanência do agricultor no meio rural.

“A Bahia possui cerca de 700 mil propriedades rurais e o Governo do Estado aplicou, nos últimos quatro anos, mais de R$ 1,2 bilhão em políticas públicas na zona rural, priorizando, de fato, a agricultura familiar, que é responsável por 70% dos alimentos consumidos pelos baianos e gera renda para cerca de 3 milhões de pessoas. Aumentamos consideravelmente a oferta de assistência técnica, acesso à terra, água para produção e novas agroindústrias”, diz Leal, que comprou vários produtos na ExpoRural, como manteiga, requeijão, doce de leite, biscoitos e cachaça.

O chefe do Legislativo destacou a excelente produção de alimentos in natura e processados que tem visto nas diversas feiras realizadas em municípios do interior baiano, que vai desde o alface, tomate, frutas, até produtos diferenciados como azeite de licuri, palmito, cerveja artesanal de umbu, chocolates sem lactose, geleia de mel de cacau, derivados do mel, doces variados, produtos lácteos, cortes nobres de caprinos e ovinos, dentre outros.

Depois de Macaúbas – onde também se encontrou com o prefeito Edypan, de Ibipitanga, e o ex-prefeito de Oliveira dos Brejinhos, Silvinho – Nelson Leal encerrou sua visita pelo Vale do Paramirim, mantendo contatos políticos em Botuporã e Tanque Novo.

Em Botuporã, no sítio do vereador Nanga, encontrou-se com Emerson Vieira e ficou emocionado com a história que ouviu. “O nome Emerson é em homenagem ao pai do deputado, Emerson Leal, que é ginecologista e obstetra e salvou a minha vida em um parto dificílimo, com risco de morte para mim e para minha mãe. O meu nome é uma homenagem ao meu salvador”, relembrou emocionado o botuporense, nascido em 1973.

À noite, Nelson Leal ainda participa de um encontro com lideranças do município de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *