25 de abril de 2024
  • :
  • :

Piñera demite oito ministros, mas violência continua no Chile

Piñera demite oito ministros, mas violência continua no Chile

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, realizou mudanças em seu gabinete nesta segunda-feira (28) com a troca de oito ministros, após 11 dias do início da crise desencadeada por protestos que exigem mudanças sociais no país.

Os jornais La Tercera e Diario Financiero destacam a saída do agora ex-ministro do Interior Andrés Chadwick, considerado “braço direito” de Piñera, de Felipe Larraín do Ministério da Fazenda e de Cecilia Pérez da Secretaria-Geral do Governo. Nestas três pastas, assumem Gonzalo Blumel, que até então era ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Ignacio Briones e Karla Rubilar, respectivamente.

Segundo o La Tercera, as mudanças “atacam o coração do governo”. Já o Diario Financiero aponta o “descontentamento das ruas com algumas declarações dos ministros” como a causa de suas quedas.

Cecilia Pérez, no entanto, continuará no governo como ministra de Esportes no lugar da agora ex-ministra Pauline Kantor. Já no lugar de Blumel, na Secretaria-Geral do Governo, assume Felipe Ward. O agora secretário-geral era até então ministro de Bens Nacionais, pasta que foi assumida por Julio Isamit.

Além disso, Nicolás Monckeberg deu lugar a María José Zaldivar no Ministério do Trabalho e Juan Andrés Fontaine foi substituído por Lucas Palacios no Ministério da Economia. Até o momento, Palacios era subsecretário de Obras Públicas.

O presidente chileno havia anunciado a reforma ministerial no sábado, quando pediu que todos os ministros colocassem seus cargos à disposição. Em discurso em frente ao Palácio La Moneda, sede do governo chileno, Piñera disse que o novo gabinete deverá enfrentar “as novas demandas e os novos tempos”.

Incêndio – Bombeiros trabalham para apagar incêndio em um centro comercial na principal avenida de Santiago, capital do Chile, nesta segunda-feira. Não está claro, por enquanto, se o fogo tem relação com os protestos que ocorrem no país, em mais um dia de manifestações.

Ao menos 14 equipes do corpo de bombeiros local trabalham no combate às chamas. Nas imediações, funciona um hotel que precisou ser esvaziado, além de clínicas médicas.

Por volta das 20h40, os bombeiros informaram que a propagação do incêndio estava controlada. Segundo a corporação, não há desaparecidos ou vítimas até o momento. Mesmo assim, voluntários entraram no prédio em busca de pessoas possivelmente presas durante o fogo.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *