12 de dezembro de 2019
  • :
  • :

Cemitérios municipais ganharão melhorias e novas gavetas para sepultamento

Cemitérios municipais ganharão melhorias e novas gavetas para sepultamento

Às vésperas do Dia de Finados, comemorado neste sábado (2), a Prefeitura anunciou nesta quarta-feira (30) uma série de melhorias nos cemitérios municipais de Brotas, Paripe, Plataforma, Periperi, Pirajá e Itapuã. Em coletiva realizada no Palácio Thomé de Souza, o prefeito ACM Neto detalhou as intervenções que acontecerão nessas unidades, que englobam desde a reforma e construção de áreas administrativas e de acesso ao público até a implantação de gavetas para sepultamentos. Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito Bruno Reis e o titular da Secretaria Municipal de Ordem Publica (Semop), Felipe Lucas, além de vereadores e imprensa.

O prefeito salientou que o objetivo da iniciativa é proporcionar mais conforto e comodidade às famílias que têm entes queridos sepultados em uma dessas unidades. “Esse é um assunto que poucas vezes foi tratado com a importância que tem ser dada pelo poder público, em gestões passadas. Houve certa negligência quanto à manutenção desses cemitérios, mas temos olhado para o lado humano das famílias e das pessoas mais pobres, que têm direito de se despedir de seus entes queridos de forma digna e com algum conforto e segurança, em um ambiente que atenue a sua dor”, disse ACM Neto.

Os seis cemitérios beneficiados contarão com novos espaços dedicados à administração e ao atendimento ao público, como copa para funcionários, sanitários públicos e vestiários para funcionários, além de área de material e limpeza, depósito de equipamentos para os profissionais que trabalham nos cemitérios e espaços dedicados aos velórios.

As ações também compreendem a construção de 1.060 gavetas nos cemitérios de Brotas, Plataforma e Paripe. As novas estruturas de sepultamento possuirão nova tecnologia alinhada às demandas ambientais, com tratamento de filtragem do necrochorume, evitando a contaminação do solo.

Os cemitérios também receberão paisagismo, ganhando novos canteiros e tratamento das áreas verdes com a adequação da vegetação existente, criando uma nova ambiência aos visitantes. As intervenções serão coordenadas pela Semop e contarão com investimento de R$ 2,5 milhões.

Legislação – “Houve por muito tempo uma oferta abaixo da necessidade da nossa capital e por isso já começamos a ampliação do numero de gavetas. Tudo isso sem descuidar da preocupação com o impacto ambiental que esses equipamentos podem ter nas suas respectivas localidades”, acrescentou o prefeito. Ele ainda salientou que, com a lei que estabelece o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), recentemente aprovada pela Câmara Municipal, a Prefeitura poderá fazer a doação de caixão para as pessoas de baixa renda.

“Vamos começar um trabalho de reestruturação dos cemitérios da cidade, reformando ou construindo ambientes que darão acesso melhor e mais apropriado pra todos os funcionários e visitantes. Todas essas obras terão início agora em novembro e o prazo contratual pra conclusão do trabalho é de três meses”, garantiu o titular da Semop, Felipe Lucas.

Foto: Valter Pontes/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *