18 de abril de 2024
  • :
  • :

Natal 2019 de Salvador será ampliado na iluminação e na programação cultural

Natal 2019 de Salvador será ampliado na iluminação e na programação cultural

Se, em 2018, o evento já foi considerado um sucesso, o Natal 2019 em Salvador ganhou mais fôlego e será ainda maior nos pontos a serem iluminados, além de programação cultural que promete encantar muito mais os moradores e turistas. Os detalhes da iniciativa da Prefeitura para o período natalino foram apresentados pelo prefeito ACM Neto e pelo diretor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Júnior Magalhães, em evento realizado nesta quinta-feira (31), no Espaço Cultural da Barroquinha.

Ao lado de dirigentes municipais, autoridades e imprensa, o prefeito salientou que o Natal este ano na capital baiana será antecipado – começa no próximo dia 15 e prossegue até o dia 6 de janeiro – e deverá ser o mais bonito de todos os tempos. “Além de muita luz e brilho nos principais bairros e avenidas, vai haver uma rica programação cultural, musical, teatral e artística. Eu diria que, com isso, Salvador se consolida como um grande destino do Natal nesse período de fim de ano”, salientou ACM Neto.

O gestor ainda ressaltou a expectativa de que a iniciativa tenha um impacto positivo na economia da cidade. “Espera-se também que haja um resultado econômico importante porque, nesse período, Salvador começa a entrar na alta estação, no Verão, e a expectativa é de entrar com toda a força, com uma presença maior de turistas, pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo na cidade”, completou o prefeito.

Tecnologia – Com investimento total de R$5,2 milhões, a programação natalina terá a tecnologia como a marca da decoração especial preparada pela Prefeitura. Serão 6,2 milhões de microlâmpadas em LED, 500 árvores enroladas, cerca de 750 peças em postes, mais de 600 horas de iluminação e mais de 100 horas de espetáculos e apresentações natalinas em diversos locais da cidade, em especial nos pontos turísticos.

A luz e o brilho natalinos estarão presentes em pontos turísticos como o Farol da Barra, que terá jardim iluminado e letreiros luminosos. No Dique do Tororó, os atrativos serão o corredor estrelado, elementos flutuantes e boulevard de luz. Na Praça Municipal, as fachadas das sedes da Prefeitura e da Câmara Municipal também entrarão no clima natalino.

Na Cidade Baixa, o Roteiro da Fé envolve peças especiais na Praça Irmã Dulce e Bonfim. Locais como o Terreiro de Jesus, Ribeira e as praças Ana Lúcia Magalhães (Pituba), Imbuí, Largo do Tanque e da Matriz, em Valéria, além de grandes avenidas, a exemplo da Afrânio Peixoto (Suburbana), Mário Leal Ferreira (Bonocô), Vasco da Gama e Oceânica, também receberão peças luminosas.

“O desafio este ano é fazer um Natal melhor do que o do ano passado, com mais luz, mais tecnologia, descentralizado, levando para áreas que tradicionalmente não ocorriam estas ações. A convicção é de que será feita uma festa bonita tanto para moradores, quanto para as pessoas que vêm visitar a cidade”, salientou Júnior Magalhães.

Campo Grande – O principal local dos festejos – a praça do Campo Grande – terá Vila de Natal com a Casa de Papai Noel, estandes de artesanato e gastronomia, catedral de luz e som e apresentações de corais e teatrais até o dia 6 de janeiro. A inauguração da iluminação será com um grande show, intitulado “A Fábrica de Natal”. Para facilitar o acesso da população aos atrativos, ônibus expressos com ornamentação natalina farão a integração gratuita até a praça. Além disso, uma operação especial vai ordenar o trânsito na região.

Programação cultural – A programação na cidade contempla show com 300 drones no céu de Salvador, que poderá ser visto em três locais: Campo da Pronaica (Cajazeiras), Farol da Barra e uma outra localidade a ser definida, entre a Cidade Baixa e o Subúrbio, entre os dias 22 de 24 de dezembro. As apresentações de corais terão a participação de alunos de 30 escolas da rede municipal de ensino, de moradores de rua que são assistidos pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) e da Banda de Música da Guarda Civil Municipal (GCM), dentre outras instituições.

Além disso, também haverá pocket show de grupo de dança e passeio cicloturístico noturno, com tema natalino. No Centro Histórico, haverá um concerto de Natal eletrônico e a presença do Papai Noel no Pelô. Toda a programação poderá ser acompanhada no site www. natal. salvador. ba. gov. br.

Árvore ambiental – Além da iluminação e da programação cultural, a cidade também ganhará uma das maiores árvores de Natal do país produzida com garrafas pet. O material para o enfeite natalino, produzido por meio de uma parceria entre a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) e a Semop, foi arrecadado através de campanha realizada com os servidores municipais.

População satisfeita – Uma pesquisa de satisfação realizada pela Diretoria de Iluminação a população de Salvador apontou que 77% das pessoas entrevistadas afirmaram que a decoração natalina de 2018 foi a melhor dos últimos tempos. Descobriu-se, também, que os locais mais visitados no mês de dezembro foram o Campo Grande (58,6%), Farol da Barra (27,5%), Dique do Tororó (23%) e Avenida Centenário (13%).

A avaliação levou em conta 18 espaços públicos que receberam a iluminação e decoração do período. A iluminação, aliás, foi o principal elemento do Natal de 2018, sendo o quesito que mais recebeu votos e elogios da população entrevistada. Outro indicador interessante foi a ida de famílias às praças decoradas com o tema natalino, que representou 71,4% das visitas.

Foto: Max Haack/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *