O PCdoB baiano confirmou, nesta segunda-feira (04) o nome da deputada estadual OlÃvia Santana na corrida pela prefeitura de Salvador. A indicação deverá passar ainda pelo crivo do diretório municipal em encontro previsto para ocorrer no próximo dia sábado, 9.
Na eleição municipal de 2016, em Salvador, o partido lançou a deputada federal Alice Portugal, que ficou em segundo lugar na disputa, atrás do prefeito ACM Neto (DEM). Na ocasião, Alice teve apoio polÃtico do governador Rui Costa (PT) e formou chapa com a deputada petista Maria del Carmen na vice.
A informação foi confirmada pelo presidente estadual da legenda, Davidson Magalhães. O dirigente explicou que não houve disputa entre OlÃvia e a deputada federal Alice Portugal, como chegou a ser especulado.
“Alice foi a deputada mais votada do partido no estado, era natural que fosse nome posto também por ter sido candidata na eleição passada. Mas nunca houve disputa interna. Conversamos longamente com Alice sobre o papel dela no cenário estadual. Sua votação foi cerca de 70% no interior. Não houve nenhum tipo de confronto dentro do partido”, disse o presidente.
Luciana Santos, presidente nacional do partido, disse que a opção por OlÃvia Santana na corrida pela prefeitura de Salvador mantém Alice Portugal na atuação junto à bancada federal em BrasÃlia. “A construção da candidatura de OlÃvia vem pautar o partido nesse espÃrito de unidade. Tivemos rodadas de conversas com a deputada Alice Portugal e colocamos esse cenário de forças e suas atribuições no nosso campo. Ela também é indispensável na luta polÃtica no Congresso”, disse, negando qualquer atrito interno na disputa pela pré-candidatura.
Além das atividades em BrasÃlia, segundo Luciana Santos, Alice auxiliará nas tarefas de coordenação do projeto eleitoral do partido na Bahia e em Salvador. O partido pretende lançar candidaturas em capitais como Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Aracaju.
O presidente do PCdoB em Salvador, Everaldo Augusto, reiterou que o nome de OlÃvia deve ser ratificado na conferência municipal da legenda no próximo sábado. Para o dirigente, a candidatura dialoga com o anseio dos soteropolitanos. “80% da população de Salvador é negra e tem esse desejo de se ver representada”, lembrou.