Como tem acontecido nos últimos cinco anos, Salvador lançou na noite desta quarta-feira (06), na cidade de São Paulo (SP), o calendário de Verão e as atrações de mais uma edição do Festival Virada Salvador, que acontece entre 28 de dezembro e 1° de janeiro, na orla da Boca do Rio, ao lado do novo Centro de Convenções. No total, o maior Réveillon do Brasil terá 25 atrações nos cinco dias de programação, cuja grade ainda será detalhada pela Empresa Salvador Turismo (Saltur).
O evento, realizado na Casa das Caldeiras, contou com a presença do prefeito da capital baiana, ACM Neto, do secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, e do presidente da Saltur, Isaac Edington, além de representantes do trade turÃstico brasileiro, outras autoridades e personalidades do mundo artÃstico local e nacional. Na ocasião, foi lançada a campanha promocional do Verão soteropolitano, com o tema “Misture-se”, apresentando a diversidade de ritmos e de tribos como o diferencial da primeira capital do Brasil.
“Salvador está ainda mais preparada para receber os turistas para os festejos de final de ano e durante todo o Verão. Esperamos até 100% de ocupação hoteleira no Festival Virada Salvador e Ãndices excelentes durante toda a alta estação. A expectativa do setor hoteleiro e também do de bares e restaurantes é o melhor possÃvel, o que representa crescimento para a cidade. Esses setores também estão investindo em qualificação de pessoal para receber ainda melhor os visitantes”, disse ACM Neto.
O prefeito lembrou que a estratégia de lançar o calendário de Verão e o Réveillon de Salvador em São Paulo tem rendido frutos positivos para a cidade a cada ano, com a geração de emprego e renda via aquecimento do turismo. Somente na última virada de ano, o setor hoteleiro registrou uma média de ocupação de 87,80%. Esses turistas tiveram como origem, principalmente, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal.
Réveillon – O Festival Virada Salvador terá mais de 70 horas de música e estimativa de público de dois milhões de pessoas nos cinco dias de evento. Entre os nomes já confirmados estão Iza, Claudia Leitte, Vintage Culture, Bell, Matheus & Kauan, Saia Rodada, Durval, Paralamas, Anitta, Luan, Simone e Simaria, La Furia, Igor Kannário, Harmonia, Alok, Gusttavo Lima , Wesley Safadão, Psirico, Lincoln & Duas Medidas, Denis DJ, Léo Santana Ivete (que mais uma vez fará a contagem regressiva), Jorge e & Mateus, Xand Avião, Saulo e Daniela Mercury.
“É uma verdadeira mistura dos grandes nomes nacionais. O Festival Virada Salvador leva cerca de 500 mil turistas à capital, ocupa praticamente todo o setor da hoteleira e injeta mais de R$ 500 milhões na economia da cidade”, disse Isaac Edington, acrescentando que o evento terá ainda show com o uso de drones, roda-gigante, tirolesa, vila gastronômica e feira criativa com produtos tÃpicos da Bahia.
Ensaios e festas – Vale lembrar, no entanto, que o Verão de Salvador já começa em novembro. São dezenas de ensaios, festas e eventos realizados pelos músicos e artistas que estão se preparando para o Carnaval. Além disso, de dezembro a fevereiro a cidade realiza 13 grandes festas populares, a exemplo da Lavagem de Itapuã, Yemanjá e a tradicional Lavagem do Bonfim. Essas três festas juntas atraem mais de 1,5 milhão de pessoas para as ruas da capital baiana.
Carnaval – O ápice do Verão na Cidade da Música, tÃtulo que Salvador ganhou da Unesco, é o Carnaval, a maior festa de rua do planeta. São 10 dias de agito, mais de dois milhões de pessoas por dia, centenas de apresentações em trios elétricos, sete circuitos oficiais e cerca de dez palcos espalhados pela cidade.
Durante o evento em São Paulo, que ainda terá shows de Saulo e Banda Eva e convidados como Daniel Vieira, Silva, Márcio Victor e Daniela Mercury, foi divulgado o nome de uma nova marca que se une à Prefeitura para apoiar a realização do Carnaval: a Veloe, que irá atuar para melhorar a mobilidade durante a festa.
Foto: Max Haack/SECOM-PMS