26 de abril de 2024
  • :
  • :

Brasil reconhece Jeanine Áñez como presidente da Bolívia

Brasil reconhece Jeanine Áñez como presidente da Bolívia

O chanceler do Brasil, Ernesto Araújo, disse que o Brasil reconhece a senadora opositora Jeanine Áñez como presidente da Bolívia. O Brasil foi o primeiro país a reconhecer Áñez, pouco menos de uma hora depois da sessão no Senado em que ela se proclamou presidente interina, sem quórum, votação ou a presença do Movimento ao Socialismo (MAS), de Evo Morales, que detém a maioria das duas Casas.

Araújo falou a repórteres nesta terça-feira (12) ao chegar a um jantar com representantes dos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que se encontram nesta quarta e nesta quinta-feira em Brasília.

— Nossa percepção é que a Constituição boliviana está sendo seguida. [Presidente] interinamente, claro, acho que é importante o compromisso de convocar eleições. Então nossa primeira percepção é que está sendo cumprido o rito constitucional boliviano, e queremos que isso contribua para a pacificação, a normalização no país.

Áñez, do Movimento Democrata Social, de direita, e segunda vice-presidente do Senado, se declarou presidente interina da Bolívia na noite desta terça-feira.

Perguntado se o Brasil a reconhece como presidente, Araújo respondeu:

— É, por tudo que eu estou informado sim. Nosso entendimento é que todos os ritos estão sendo cumpridos. Portanto, ela assume legalmente.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *