13 de dezembro de 2019
  • :
  • :

Artistas que pintaram as vacas artísticas da CowParade visitam o Martagão Gesteira

Artistas que pintaram as vacas artísticas da CowParade visitam o Martagão Gesteira

A uma semana do arremate final da 13ª edição da CowParade Brasil, artistas que pintaram as vaquinhas que serão leiloadas vão visitar o Hospital Martagão Gesteira, uma das duas instituições beneficiadas com o leilão. Eles vão conhecer, nesta quinta-feira, 14, às 10h30, as instalações e o trabalho realizado pelo hospital filantrópico que, por ano, atende a mais de 80 mil crianças e realiza mais de 500 mil atendimentos.

Dentre os artistas que já confirmaram a visita estão: os artistas plásticas Menelaw Sete, Kátia Cunha, Alessandra Menezes, Nubia Pinheiro, Teca Abbehusen e Ruy Carvalho. Eles serão recebidos pela presidente de honra da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (entidade mantenedora do Martagão), Rosina Bahia, e pelo presidente do Conselho da entidade, Maurício Martins.

Pela primeira vez em Salvador, a CowParade, que já acontece há mais de 20 anos em diferentes países, espalhou, desde o último 9 de outubro, 60 vacas artísticas pelas ruas, parques e avenidas de Salvador. As obras são assinadas por diferentes artistas visuais baianos, que doaram sua arte. Além de contribuir com o trabalho das instituições filantrópicas, o evento ajuda a revelar artistas regionais para o grande público.

“A CowParade é mais um exemplo de solidariedade que a gente vê brotar da própria sociedade, das próprias pessoas, empresas, que habitam o mesmo meio que a gente. Este tipo de movimento é de fundamental importância para os projetos de uma organização como o Hospital Martagão Gesteira, que busca corrigir distorções e oferecer saúde justamente aos mais necessitados, aos mais vulneráveis”, ressalta o diretor-presidente da Liga Álvaro Bahia – entidade mantenedora do Martagão -, Carlos Emanuel Melo.

De acordo com informações de edições anteriores, somente no Brasil, as exposições já arrecadaram mais de R$ 6 milhões nos leilões das vaquinhas. O leilão virtual da CowParade Salvador já está no ar e os interessados em adquirir uma das obras assinadas por artistas visuais baianos já podem dar seus lances no site da cowparade.com.br. Os lances iniciais são de R$ 6 mil.

O arremate das esculturas ocorrerá no leilão presencial, que será realizado no dia 21 de novembro, no Cerimonial Rainha Leonor, na Pupileira. “Este tipo de evento vem corroborar todo o esforço que nós fazemos para mobilizarmos pessoas e organizações em prol da nossa causa. Nesse sentido, estamos muito felizes e agradecidos pela escolha da nossa instituição para essa edição”, acrescentou Melo.

Surgida em 1998, a CowParade é idealizada, no Brasil, pela Toptrends, empresa brasileira criada em 2004, com o objetivo de democratizar a arte e a cultura por meio de projetos especiais. Nesta edição, além do Martagão, serão beneficiadas outras três instituições: as Obras Sociais de Irmã Dulce, a Associação Fábrica Cultural e a Associação Pracatum.

O presidente do Conselho da Liga Álvaro Bahia, Maurício Martins, afirma que a importância do Martagão ter sido escolhido como uma das instituições beneficiadas passa pela credibilidade que a CowParade tem. “É um evento de mais de 20 anos, que já rodou mais de 30 países e que, em Salvador, é apadrinhado por personalidades como Carlinhos Brow, além de reunir o trabalho de artistas como Bel Borba, Maria Adair entre muitos outros. Ter um reconhecimento público de personalidades como estas, de um evento dessa natureza só faz reforçar aquilo que a gente sempre quis, que é colocar o nome do Martagão num lugar de destaque, mostrando para toda a sociedade a importância do hospital e a seriedade do nosso trabalho”, destaca.

Foto: Kátia Cunha/Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *