O Dia Mundial dos Pobres, comemorado neste domingo (17), foi marcado por prestação de serviços para centenas de pessoas, sobretudo moradores de rua, e por uma missa no Santuário Santa Dulce dos Pobres, em Salvador.
Os serviços gratuitos foram oferecidos, pela manhã, na Praça Irmã Dulce, no Largo de Roma. Das 7 às 11 horas, as pessoas puderam ter orientações em saúde com médicos, dentistas e fisioterapeutas.
A programação começou com distribuição de café da manhã e, nos diversos espaços montados foram oferecidos serviços gratuitos, a exemplo de corte de cabelo e barba, oficina de turbante, aferição de pressão arterial, além de atividades recreativas e culturais com apresentações de música e capoeira.
Às 11h, todos se dirigiram ao Santuário Santa Dulce dos Pobres, onde foi celebrada a missa dedicada aos menos favorecidos. O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, que presidiu a celebração.
Após a missa, todos se reuniram para compartilhar o almoço no estacionamento do santuário. Repetindo o gesto do Papa Francisco, Dom Murilo e a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce – OSID, Maria Rita Pontes, distribuÃram refeições para os mais pobres, muitos deles sem-teto.
Com a cooperação de voluntários, foram oferecidas 650 quentinhas com feijão, arroz, isca de frango com cenoura, farofa e salada.