20 de abril de 2024
  • :
  • :

Livro conta histórias de um pracinha baiano na II Guerra Mundial

Livro conta histórias de um pracinha baiano na II Guerra Mundial

Nascido na fazenda Lagoa das Antas, em Senhor do Bonfim, no ano de 1923, Manoel Alves de Oliveira chegou a trabalhar em um consultório de dentista, onde aprendeu a lidar com instrumentos médico e mesmo a aplicar injeção. Adolescente, fugiu para Salvador para tentar a vida. Acabou alistando-se ao Exército justamente em 1944, ano em que o Brasil se preparava para entrar na II Guerra Mundial.

O pracinha Manoel virou padioleiro – carregador de maca e enfermeiro- na Companhia de Saúde da Força Expedicionária Brasileira e foi nessa função que salvou mais de 400 pessoas, viu centenas de mortes e, quis o destino, sobreviveu a queda de três bombas.

A história do pracinha Manoel Alves de Oliveira é contada no livro “Manoel, o padioleiro – Aventuras de um pracinha baiano na II Guerra Mundial”, que será lançado neste sábado (23/11), às 15 horas, na Associação dos Ex-Combatentes, em Itapuã. O livro, escrito pelo jornalista e professor Chico Araújo, é uma biografia baseada na memória do ex-pracinha, que voltou ao Brasil como enfermeiro, até se aposentar. Próximo de completar 96 anos de idade, Manoel mantém o jeito simples e é um grande contador de histórias.

Num dos episódios em que viu a morte de perto, perdeu três companheiros que carregava a padiola junto com ele. Quis o destino que Manoel se afastasse alguns metros, por alguns segundos, sentindo o calor intenso e a força da explosão. Manoel é sobrevivente de um conflito mundial sem proporções e que, apesar do exemplo de coragem, pouco reconhecimento teve no Brasil.

Serviço:
O quê – Lançamento do livro – Manoel, o padioleiro – Aventuras de um baiano na II Guerra Mundial
Local – Associação dos Ex-Combatentes (Rua Soldado Agnaldo Saturnino Rocha, 13, Itapuã)
Dia: 23/11 – às 15 horas

Fotos: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *