24 de abril de 2024
  • :
  • :

Centro Histórico de Salvador comemora Dia da Baiana de Acarajé neste sábado

Centro Histórico de Salvador comemora Dia da Baiana de Acarajé neste sábado

Comemorado normalmente no dia 25 de novembro, o Dia Nacional da Baiana do Acarajé terá sua programação festiva antecipada para este sábado (23). Missa, feira, desfile de moda, almoço e apresentações culturais marcarão as celebrações promovidas pela Associação das Baianas do Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam) no Centro Histórico de Salvador.

Às 9 horas, será celebrada Missa em Ação de Graças na Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. Às 10 horas, será aberta a Feira de Empreendedoras Negras, na Praça da Cruz Caída. A programação prossegue no mesmo local com o Desfile de Moda Plus Size, promovido pelo coletivo Rumo ao Sucesso, a partir das 11 horas.

Ao meio-dia tem almoço comemorativo, com feijoada. Já a partir das 14 horas começam as apresentações culturais, com as bandas D’Papo Esquivel, Os Caras e Farol Light. Está prevista também concentração das baianas no Largo do Pelourinho e ato ecumênico com ialorixá, padre e pastor.

A baiana do acarajé é considerada um símbolo histórico da Bahia e seu ofício é registrado como Patrimônio Nacional pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para turistas que visitam o estado, dirigir-se a um tabuleiro de baiana para degustar suas iguarias é praticamente uma parte obrigatória do roteiro.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *