Prontos para encarar os desafios do mercado de trabalho. É assim que se sentem os 73 alunos do Programa Ford de Educação para Jovens que concluíram o curso de capacitação profissional em Camaçari.
O programa, voltado a alunos do terceiro ano do ensino médio, selecionados em escolas da rede pública, é promovido pela Ford Brasil e o Ford Motor Company Fund – braço filantrópico da empresa – em parceria com o SESI e o SENAI, contando também com o apoio das secretarias de educação do estado e do município.
Até agora, 350 jovens já participaram do programa. Entre eles está Raiane Santos, de 20 anos, que concluiu o curso em 2016. Após se formar, ela atuou como aprendiz na Ford e continua na empresa, agora como estagiária na área de Desenvolvimento de Produto. Durante o programa, ela estudou mecânica e se apaixonou pela área, o que a motivou a cursar Engenharia. Primeira pessoa da família a entrar na faculdade, ela considera que o curso fez toda a diferença na sua vida profissional. “Eu não tinha ideia sobre o que faria quando terminasse o colégio. Foi uma excelente descoberta”, afirma.
Programa – Criado em outubro de 2015, o programa da Ford tem contribuído para mudar a realidade de centenas de estudantes do ensino médio, com o desenvolvimento de competências de relacionamento e gestão, além de foco em postura e comportamento ético. Ele oferece também um curso de robótica para alunos do ensino fundamental.
Seu objetivo é capacitar jovens de escolas públicas para aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho. Os estudantes selecionados recebem formação técnica em duas etapas: a primeira é focada em comportamento e a segunda, composta por cursos de qualificação profissional em funções como auxiliar administrativo, auxiliar de mecânico automotivo e logística.
Eles contam ainda com orientação para participar de processos seletivos, incluindo o Programa Jovem Aprendiz da Ford. Após a conclusão do curso, o SESI monitora o acesso dos alunos ao mercado de trabalho por até três meses. Além disso, os formandos deste ano participaram de um workshop de robótica, visitaram a fábrica da Ford e foram atendidos pelo Odontomóvel, consultório odontológico móvel mantido pela marca.
O programa contempla ainda estudantes do ensino fundamental II, com o Curso de Robótica com Metodologia LEGO, que estimula a desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe de forma lúdica. O objetivo é despertar nos alunos o interesse por inovação, ciência e tecnologia, ampliando suas perspectivas profissionais.
“O Programa Ford de Educação para Jovens faz parte das ações de Responsabilidade Social da empresa. Acreditamos que é muito importante dar o suporte necessário para que estes alunos estejam preparados para entrar no mercado de trabalho ao deixar o ensino médio e os resultados têm sido muito positivos”, afirma Magnólia Borges, supervisora de Assuntos Corporativos da Ford.
Foto: Divulgação