29 de março de 2024
  • :
  • :

João Leão incentiva criação da primeira associação dos produtores de cachaça

João Leão incentiva criação da primeira associação dos produtores de cachaça

Na abertura do primeiro Seminário Estadual de Produção de Cachaça e Derivados da Cana, pela manhã desta segunda-feira (25), na Fenagro, o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), foi enfático: “É importante que os produtores se unam para criar uma associação”. O evento faz parte da Feira da Cachaça de Alambique (FeCachaça), realizada pela Rota da Cachaça da Bahia e que conta com o apoio da SDE.

“Eu sempre incentivo que as pessoas saiam de um evento ou uma reunião com algo definido. A proposição nossa é que todas as regiões criem uma cooperativa mãe e a organização da associação dos produtores de cachaça é um pontapé inicial importante. O Estado está predisposto a ajudar, a Bahia abraça seus produtores e a cadeia produtiva da cana de açúcar, mas o setor precisar se organizar”, afirma Leão.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Lucas Costa, informou que o Estado está articulando para que a associação dos produtores de cachaça fique sediada no Parque de Exposições. O secretário comemorou ainda a revogação do zoneamento da cana de açúcar no país: “Com a revogação, poderemos produzir cana em todo o território baiano, importante insumo para ração animal”.

De acordo com Manoel Neto, produtor da aguardente Carioca, de Nazaré das Farinhas, o Governo do Estado tem feito um trabalho diferenciado e que o momento será um divisor de águas para a cachaça. “O vice-governador deixou em claro o quanto o governo está disposto a nos ajudar com conhecimento, pesquisa, melhoramento genético e de estrutura. Além de fomentar o setor através de eventos como esse, que ajuda toda cadeia produtiva, não só para cachaça, mas também para os derivados da cana de açúcar. O ponto principal agora é a criação da primeira associação dos produtores de cachaça da Bahia”, pontua.

Seminário e feira – O seminário encerra na terça-feira (26) e contará com palestras técnicas e painéis de discussão, permitirá que os produtores ampliem seus conhecimentos sobre produção, legalização e comercialização, conheçam experiências exitosas sobre a produção de cachaça de qualidade e a importância da pesquisa e inovação tecnológica no desenvolvimento da cadeia produtiva da cana e derivados.

A FeCachaça, que vai até o dia 1º de dezembro, na Fenagro, reúne 100 produtores das diferentes regiões do Estado, 18 marcas baianas de cachaça de alambique registradas e promoverá rodadas de negócios, ações de fomento do setor agropecuário, alambique produzindo cachaça “ao vivo”, stands, painéis, palestras, cursos e degustação da bebida.

Foto: Paula Fróes/GOVBA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *