26 de abril de 2024
  • :
  • :

Fórum debate planejamento e gestão sustentáveis da Baía de Todos-os-Santos

Fórum debate planejamento e gestão sustentáveis da Baía de Todos-os-Santos

Representantes das empresas, sociedade civil, comunidades tradicionais e governo se reúnem nesta sexta-feira (29) durante o V Fórum Permanente de Sustentabilidade Baía de Todos-os-Santos para estimular o diálogo entre o planejamento e a gestão territorial da região. Três Grupos de Assessoramento Técnico da Baía de Todos os Santos serão organizados durante o evento. Eles serão responsáveis por gerar mudanças de atitudes que estimulem uma gestão assertiva dessa Área de Proteção Ambiental (APA). O encontro é promovido pela Ong PRÓ-MAR com apoio da Braskem, Ministério Público do Estado da Bahia e Cetrel.

“O fórum não produz efeito sem o acompanhamento dos temas discutidos durante o encontro, por isso propomos a criação desses grupos para acompanhar o andamento das propostas apresentadas e gerar soluções de tecnologia e inovação para a sustentabilidade da Baía de Todos os Santos”, explica Zé Pescador, fundador da Ong PRÓ-MAR. Para ele, é necessário discutir as potencialidades da região e apresentar exemplos de sucesso, como o projeto Rede de Maré, que é apoiado pela Braskem. “Essa é uma iniciativa que traz bons resultados para as comunidades de Ilha de Maré”.

O programa promove atividades de educação ambiental, ordenamento e gestão pesqueira com pescadores e marisqueiras que atuam na Baía de Todos os Santos. Desde 2015, o projeto realiza o monitoramento participativo da pesca na região, desenvolvendo ações de educação ambiental e fortalecendo a pesca artesanal. Durante o trabalho com pescadores e marisqueiras, o grupo registrou o perfil das espécies capturadas e o esforço de pesca de mais de 960 toneladas de pescado, entre setembro de 2015 e dezembro de 2018.

De acordo com Karina Martins, coordenadora do projeto, os resultados foram alcançados após a capacitação da comunidade, formação de líderes e trabalho de conscientização para ampliar o conhecimento da comunidade sobre temas ligados ao meio ambiente, legislação específica da área de atuação deles e novas possibilidades de geração de renda.

Durante o evento também serão discutidas estratégias industriais para boas práticas de gestão ambiental na Baía de Todos os Santos e debatido o projeto da Ponte Salvador Itaparica. O encontro acontece no auditório do Ministério Público do Estado, em Nazaré, até às 18 horas.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *