Em atenção à população afetada pelas chuvas que atingiram Salvador na última terça-feira (26), a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) cadastrou, até sexta-feira (29), 1.064 famÃlias e pagou 965 auxÃlios emergência, o equivalente a R$ 1.435.140,00.
Nas dez áreas de Salvador onde as sirenes foram acionadas, a Sempre efetuou cadastros em: Boiadeiro (346), Bate Facho (298), Boa Vista do São Caetano (124), Jaqueira (76), Baixinha de Mussurunga (64), Tancredo Neves e Arenoso (61), Valéria (37), Vila Nova Pituaçu (29), Baixão (18), Sussuarana (6) e Pirajá (5).
A população atingida foi acolhida em escolas municipais, associações, igrejas e assistida pelas equipes da Sempre. À medida que a situação nas áreas de risco foi normalizada, gradativamente, as famÃlias retornaram para os seus lares e os acolhimentos provisórios foram encerrados na noite de sexta-feira. As pessoas que não tiveram, ainda, como retornar para suas casas foram relocadas nas unidades de acolhimento da Sempre.
Necessidades básicas – De acordo com a pasta, um casal do Calabetão foi encaminhado para a Aspec Boca do Rio; um homem de Sussuarana para a Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) de Pau da Lima e homem de Tancredo Neves na Aspec de Pituaçu.
Além do auxÃlio-moradia e auxÃlio-emergência, que estão sendo disponibilizados após vistoria da Defesa Civil, a secretaria disponibilizou para as famÃlias, ainda, provisões materiais para atendimento imediato de necessidades básicas, como tolhas, cobertores, colchões, cestas básicas, lençóis, e kits de higiene, limpeza e infantil.
“Não vamos descansar enquanto toda a situação não estiver normalizada”, afirma a titular da pasta, Ana Paula Matos.