23 de abril de 2024
  • :
  • :

Santa Bárbara terá Tríduo na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Santa Bárbara terá Tríduo na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Os devotos de Santa Bárbara, conhecida como a protetora contra relâmpagos e tempestades, celebram a festa da padroeira nesse mês de dezembro. As homenagens terão início com um tríduo preparatório nos dias 1º, às 10h; e nos dias 2 e 3 de dezembro, às 18h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Pelourinho).

No dia dedicado à Santa (4) os devotos farão uma alvorada festiva às 5h, seguida de repique de sinos às 6h. A Missa campal será às 8h, presidida pelo capelão, padre Jonathan de Jesus da Silva. Logo após a Celebração Eucarística acontecerá uma procissão, que sairá da Igreja do Rosário dos Pretos, passará pelas ruas Gregório de Mattos, João de Deus, Terreiro de Jesus, Praça da Sé e Ladeira da Praça. Ao chegar ao Corpo de Bombeiros (Barroquinha), os devotos farão uma parada para homenagear a padroeira da corporação e, logo após, seguirão para a Baixa dos Sapateiros, Rua Padre Agostinho e Pelourinho.

As homenagens também acontecerão na Igreja Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, no Centro Histórico. No dia 3 de dezembro, às 15h30, quem desejar saber mais sobre Santa Bárbara poderá participar do colóquio “Origem e expansão da Festa de Santa Bárbara no Centro Histórico de Salvador: fé e tradição religiosa”, que será conduzido pela historiadora e membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), professora Lúcia Góes. Em seguida, por volta das 17h será celebrada a Missa.

Texto: Pascom/Arquidiocese de Salvador




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *