28 de março de 2024
  • :
  • :

Para Praia recebe inscrições de voluntários até a próxima quinta

Para Praia recebe inscrições de voluntários até a próxima quinta

Até a próxima quinta-feira (12), o projeto Para Praia recebe inscrições de voluntários para a edição 2020. É possível se inscrever e ter acesso ao edital por meio do Instagram parapraia ou do site da Escola Bahiana de Medicina e Saúde, na seção Informativos. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail parapraia@bahiana.edu.br ou pelo Whatsapp (71) 99379-2444.

O voluntário precisa passar por um treinamento prévio para que esteja apto a realizar o acolhimento, transporte e banho dos participantes de forma segura e confortável. Além disso, é preciso ter disponibilidade para atuar nos dias escolhidos. A inscrição será analisada pela equipe técnica da Bahiana e confirmada pelo e-mail cadastrado. Os voluntários terão direito a certificação.

Desde 2014, o Parapraia promove o banho de mar assistido para pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida. Fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, o projeto já atendeu cerca de 1.700 pessoas e já contou com cerca de 1.100 voluntários.

Na última edição, o projeto contou com 132 voluntários na capital, incluindo professores, fisioterapeutas, enfermeiros, profissionais de educação física, médicos, biomédicos e odontólogos, entre outras pessoas que dedicaram algumas horas para tornar possível o direito ao lazer para pessoas com mobilidade reduzida.

Praias – O banho assistido já passou por praias como Ondina, São Tomé de Paripe, Farol de Itapuã, Ribeira, e Boa Viagem. Os locais são preparados com materiais emborrachados afixados na areia, que facilitam o acesso da cadeira de rodas até o ponto em que os banhistas são transferidos para as cadeiras anfíbias, e em seguida, levadas até o mar.

Também são disponibilizadas cadeiras de rodas, cadeiras anfíbias, flutuadores de espuma, boias para apoiar banhistas, chuveiros, banheiros químicos, tendas, piscinas para crianças e uma dupla de salva-vidas para acompanhar a atividade, além do apoio de guardas municipais no local.

Premiado – Em setembro, o Para Praia foi contemplado em segundo lugar no Prêmio Cidades Sustentáveis 2019: Redução das Desigualdades, na categoria “Cidades pequenas, médias e grandes”. O prêmio é uma realização do Programa Cidades Sustentáveis e da OXFAM Brasil e tem como objetivo reconhecer as administrações públicas municipais do país que tenham políticas públicas bem-sucedidas e inovadoras na redução das desigualdades, com resultados concretos e mensuráveis.

Foto: Bruno Concha/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *