19 de abril de 2024
  • :
  • :

Setur divulga indicadores de desempenho do turismo na Bahia

Setur divulga indicadores de desempenho do turismo na Bahia

Indicadores de desempenho da atividade turística na Bahia apresentados de forma analítica e com acesso público. Esta é a proposta do Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia lançado nesta quarta-feira (11) pelos secretários estaduais do Turismo e do Planejamento, respectivamente, Fausto Franco e Walter Pinheiro.

Os gestores assinaram um Termo de Cooperação Técnica e a parceria vai permitir a publicação do boletim que oferece ao público a análise de dados da atividade turística, a partir da interpretação de técnicos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). “Nosso trabalho precisa ser amparado por dados e pesquisas que orientam o setor e que são imprescindíveis para o desenvolvimento de políticas públicas de turismo”, explicou o secretário Fausto Franco.

A primeira edição do boletim já está disponível e traz informações positivas como o crescimento da arrecadação do imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

O item foi destacado por Walter Pinheiro como um ótimo indicador para a economia do turismo e do estado. “No terceiro trimestre de 2019, a Bahia recolheu R$ 1,8 bilhão em atividades características do turismo. O valor arrecadado é 12,7% superior ao mesmo período de 2018. Obter esses dados em um tempo mais curto, sem a necessidade de aguardar grandes anuários, é uma grande vantagem para o setor”, disse Pinheiro.

Outro dado positivo do turismo no estado é o aumento do consumo de energia elétrica por empreendimentos turísticos. O segmento registrou expansão de 2% no terceiro trimestre, na comparação com igual período do ano anterior, mantendo tendência de crescimento. Esse desempenho foi influenciado principalmente pelos resultados do setor hoteleiro.

O Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia será divulgado trimestralmente e poderá ser acessado no Observatório do Turismo da Bahia (www.observatorio.turismo.ba.gov.br), cuja nova versão foi apresentada durante solenidade, com a presença de empresários e representantes de entidades da indústria do turismo baiano, na sede da Setur, em Salvador.

Reestruturado, o espaço virtual reúne uma série de dados, indicadores e pesquisas referentes à atividade turística no estado. Dentre as informações disponíveis no observatório estão fluxo de passageiros nos aeroportos baianos, frequência de voos internacionais com destino a Salvador e movimentação de passageiros no terminal rodoviário de Salvador e nas praças de pedágio, dentre outros. O site é dedicado a investidores, empresários, pesquisadores, acadêmicos e demais interessados em avaliar o dinamismo do segmento.

Pesquisa – O secretário Fausto Franco anunciou estar em curso processo para contratação de empresa especializada para realização da pesquisa de dimensionamento e caracterização do turismo na Bahia. O estudo será realizado entre 2020 e 2021com pesquisas in loco em diversos destinos do estado para levantar informações como fluxo turístico, gasto médio, perfil e hábitos de consumo dos visitantes, dentre outros dados valiosos para subsidiar investimentos públicos e privados.

Segmentos, como o turismo religioso, e grandes eventos, a exemplo de Carnaval e São João, também estarão no radar da pesquisa, que dará a dimensão da diversidade dos atrativos turísticos baianos na economia do turismo.

Estiveram presentes ao evento lideranças do trade turístico, como Roberto Duran, presidente da Salvador Destination; Wilson Spagnol, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado da Bahia (ABIH-BA); e Ângela Carvalho, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e do Conselho Baiano de Turismo. Dentre as autoridades, também participaram do evento o reitor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), José Bites de Carvalho, e a diretora-geral da SEI, Jorgete Oliveira.

Foto: Tatiana Azeviche/Ascom-Setur




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *