18 de abril de 2024
  • :
  • :

Cônsul da Espanha recebe título de Cidadão Baiano na ALBA

Cônsul da Espanha recebe título de Cidadão Baiano na ALBA

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, presidiu nesta quinta-feira (12) a Sessão Especial que outorgou ao cônsul da Espanha para o Nordeste do Brasil, Gonzalo Fournier, o título de Cidadão Baiano, a partir de uma iniciativa do deputado Vitor Bonfim (PR). Ele vive na Bahia desde 2016 e se emocionou ao ouvir os hinos do Brasil, da Espanha e da Bahia em uma cerimônia bastante concorrida.

Fournier é diplomata e tem dedicado sua carreira à América Latina. Tomou posse como Cônsul-Geral em Salvador no dia 2 de julho de 2016, data que é celebrada a Independência da Bahia. Já ocupou o cargo de conselheiro-chefe da sessão comercial e política em Bogotá, na Colômbia, já foi conselheiro da embaixada da Espanha na Venezuela e cônsul da Espanha em Lima, no Peru.

Além da carreira diplomática, o homenageado é economista de formação e possui especialização em segurança nacional e internacional pela Universidade de Harvard, MBA em administração de empresas e é Mestre em Estudos Internacionais da Escola Diplomática de Espanha.

“Com o título de cidadão baiano, tenho certeza que a relação entre a Bahia e a Espanha vai ficar cada vez mais forte e densa”, afirmou o deputado Nelson Leal (PP), que presidiu a solenidade. O presidente da ALBA fez um breve relato de sua passagem pela Espanha e se mostrou um entusiasta da cultura espanhola. No seu discurso, Leal ainda estendeu a a todos espanhóis que vivem na Bahia a homenagem a Fournier.

“O trabalho sério, a honestidade, a busca pela geração de emprego e renda no nosso estado são os motivos que me levaram a homenagear Gonzalo Fournier”, frisou o deputado Vitor Bonfim. A deputada Maria del Carmen Lula (PT), natural da Espanha, responsável pela condução do homenageado ao Plenário, juntamente com Junior Muniz (PP) e Ivana Bastos (PSD), disse que o reconhecimento da Assembleia Legislativa da Bahia é uma extensão a todos os espanhóis que constroem diariamente e que escolhem viver na Bahia.

Gonzalo Fournier, em seu discurso, agradeceu a condecoração aos parlamentares da Assembleia Legislativa. “É com muito orgulho e satisfação que recebo essa homenagem, pois desde que cheguei aqui me encantei com a Bahia”, ressaltou. Ele declarou todo o seu amor à terra onde nasceu o Brasil “A Bahia é o melhor lugar do mundo para mim. A Bahia é coração, é aqui que encontramos os sentimentos mais nobres do ser humano”, disse emocionado o mais novo cidadão baiano.

Participaram da solenidade os secretários estaduais do Turismo, Fausto Franco, e da Casa Civil, Bruno Dauster. Entre os deputados estavam Aderbal Fulco Caldas (PP), Marcelo Veiga (PSB), Júnior Muniz (PP) e Ivana Bastos (PSD).

Foto: Divulgação/ALBA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *