20 de abril de 2024
  • :
  • :

Ford apoia projeto Aqualuz de filtros de água ecológicos na Bahia

Ford apoia projeto Aqualuz de filtros de água ecológicos na Bahia

A Ford está apoiando um projeto social de grande impacto na qualidade de vida das comunidades rurais. Ela cedeu uma picape Ranger ao Projeto Aqualuz, que criou um dispositivo inovador para a desinfecção de água da chuva armazenada em cisternas usando apenas a luz solar. Nessa fase, 110 filtros estão sendo distribuídos no interior da Bahia, na região de Bom Jesus da Serra.

O dispositivo foi desenvolvido pela biotecnóloga baiana Anna Luísa Beserra, 22 anos, junto com outros estudantes da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal do Ceará, e venceu o prêmio Jovens Campeões da Terra, promovido pela ONU – Organização das Nações Unidas.

O Aqualuz é composto de uma caixa de aço inoxidável com tampa de vidro, ligada por tubulação à cisterna. A água é bombeada para a caixa e limpa pela radiação ultravioleta, sem a necessidade de uso de substâncias químicas, como cloro, ou energia elétrica. Um indicador muda de cor quando ela está pronta para o consumo. O equipamento filtra até 28 litros de água por dia, dura cerca de 20 anos e precisa apenas de uma limpeza mensal com água e sabão. Os testes realizados confirmam que ele reduz em quase 100% a presença de bactérias na água.

“Nós alugávamos carros para fazer as entregas nas comunidades e não é todo veículo que consegue transpor as dificuldades dos terrenos que temos que acessar. Era complicado. Já passamos por estradas com atoleiro, buracos, lamaçal e e algumas vezes tivemos de descarregar o material e levar a pé”, diz Anna Luísa. “Mas agora, com a Ranger, as entregas são muito mais tranquilas e não vamos mais ficar na mão.”

Ao saber das dificuldades logísticas da jovem, o time de Engenharia da Ford em Camaçari se movimentou para apoiar a entrega dos equipamentos. “Estamos felizes em poder contribuir com um projeto que tem uma causa tão nobre. Ficamos tocados quando soubemos que muitas vezes, em função dos variados tipos de terrenos, eles não conseguiam acessar as comunidades carentes. A Ranger tem força e robustez para vencer todos esses desafios”, afirma Gilmar de Paula, engenheiro-chefe da Ranger na América do Sul.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *