18 de maio de 2024
  • :
  • :

ALBA aprova prioridade para PEC da Previdência estadual

ALBA aprova prioridade para PEC da Previdência estadual

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (18), o requerimento de prioridade formulado pelo líder do governo, deputado Rosemberg Lula Pinto (PT), para a PEC 158, que modifica as regras da Previdência Social dos servidores públicos civis do Estado. O regime especial de tramitação faz com que todos os prazos regimentais caiam à metade, mas o próprio líder disse que esses prazos serão alongados para propiciar o debate.

A votação ocorreu por acordo de lideranças. O líder oposicionista Targino Machado (DEM) ressaltou que o entendimento não se baseava apenas no entendimento entre ele e Rosemberg. “Temos líderes que querem o melhor para a Bahia e os baianos”, disse o democrata durante a sessão ordinária.

O governador Rui Costa convocou a Assembleia Legislativa para trabalhar extraordinariamente durante o recesso com o fim específico de apreciar a PEC. Rosemberg detalhou a agenda do período: no dia 7 de janeiro, a Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) se reúne para definir o relator da matéria. Uma semana depois, dia 14, a CCJ vota o parecer, e nos dias 21 e 28 os deputados deliberam em plenário.

Rosemberg assumiu o compromisso de atuar para que os partidos que compõem a base do governo apoiem matéria semelhante que seja apreciada nos legislativos de cada município baiano. Ele disse ter ciência que a prefeitura de Salvador já se move para encaminhar proposição de mesmo teor para a Câmara de Vereadores e que apoiará o voto favorável. O líder disse ainda que o ente federativo que não se adequar à nova legislação federal poderá ser impedido de fazer convênios e receber repasse de verbas a partir de junho.

Foto: Divulgação/ALBA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *