O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou por 180 dias a atuação da Força Nacional nos municípios do programa Em Frente Brasil, do governo federal, de enfrentamento a crimes violentos.
A portaria, publicada no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira (27), estende a presença da Força Nacional até 24 de junho de 2020 para os municípios de Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR).
Segundo a portaria, a Força Nacional continuará atuando em “ações de policiamento ostensivo nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.
O texto é assinado pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Luiz Pontel.
O programa foi lançado em agosto deste ano, com uma série de ações conjuntas com estados e municípios para enfrentar crimes violentos.
Os cinco municípios assinaram contratos com o governo federal e os governos estaduais para ações de reforço do policiamento. O governo identificou que é preciso melhorar a reação das forças de segurança, a fim de reduzir os índices de crimes violentos.
Balanço divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com números dos 100 primeiros dias do programa (30 de agosto a 07 de dezembro), apontam uma queda de 37,4% no número de homicídios nos cinco municípios em comparação com 2018.
O balanço também apontou uma queda de 28,5% nos índices de roubo.