Celebrada nos dias 5 e 6 de janeiro, no bairro da Lapinha, a Festa dos Santos Reis relembra e comemora a visita dos três reis magos ao menino Jesus após o seu nascimento. A festa – prevista no Calendário Oficial de Eventos de Salvador – foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e, ao longo dos anos, tem preservado as características iniciais, como o desfile pelas ruas de grupos fantasiados, dançando e tocando músicas típicas com instrumentos musicais.
A programação deste domingo (5) inclui a celebração de uma missa às 7h30, almoço servido às 11h30 e celebração de missa solene às 18h, seguida pela bênção das barracas e a queima das palhas do presépio às 19h. É na noite do dia 5 que ocorre o tradicional desfile do Terno de Reis pelas ruas da Lapinha.
No dia 6, a celebração inicia com uma alvorada de fogos às 6h, seguida por missa com batizados às 7h30, na Igreja da Lapinha. O ponto alto da festa será a missa presidida no local pelo capelão da Marinha, padre Érico Pitágoras, às 19h. Os fiéis também farão doação de copos descartáveis, produtos de higiene pessoal, alimentos não perecíveis e cobertores para pessoas carentes à noite.
Trânsito – Para garantir o funcionamento da festa, a Transalvador montou um esquema especial de trânsito. As alterações começam no domingo (5), a partir das 17h, quando ficam proibidos a circulação e o estacionamento de veículos nas vias laterais da Praça da Lapinha, proibição que segue até as 3h da segunda-feira (6).
A partir das 17h do domingo (5) e da segunda (6), o tráfego de veículos será interditado nas seguintes vias: Estrada da Liberdade (trecho compreendido entre a Rua Pero Vaz e o Largo da Lapinha), Corredor da Lapinha, Largo da Soledade, Ladeira da Soledade, Rua São José de Cima, Rua Emídio dos Santos (trecho compreendido entre a Rua São José de Cima e o Ifba).
Os condutores que circulariam pelo trecho interditado terão como opção de tráfego no sentido Centro as ruas Pero Vaz, Doutor Eduardo Santos e Conde de Porto Alegre, Largo do Tamarineiro e Rua Rodrigo de Menezes para chegar à Baixa de Quintas (Rua General Argolo / Estrada da Rainha). Já no sentido contrário, a opção é seguir pelas ruas Emídio dos Santos, dos Perdões e Vital Rêgo (acesso à direita Ladeira da Água Brusca ou acesso à esquerda Barbalho / Nazaré / Baixa de Quintas).
Ônibus – Em função da interdição das ruas próximas ao evento, algumas linhas de ônibus terão o roteiro modificado. As linhas que circulam sentido Nazaré/Joana Angélica vão seguir pela Rua Lima e Silva, Rua Pero Vaz, Rua Conde de Porto Alegre, Largo do Tamarineiro, Rua Saldanha Marinho, Via Portuária, Estrada da Rainha, Rua General Argolo, Dois Leões, Rua Cônego Pereira, Aquidabã, Vale de Nazaré e Joana Angélica, seguindo a partir daí o itinerário normal.
Os ônibus com destino à Baixa dos Sapateiros/Barroquinha e Lapa deverão seguir pela Rua Lima e Silva, Rua Pero Vaz, Rua Conde de Porto Alegre, Largo do Tamarineiro, Rua Saldanha Marinho, Via Portuária, Estrada da Rainha, Rua General Argolo, Dois Leões, Rua Cônego Pereira e Aquidabã, seguindo o itinerário normal.
Já as linhas que partem do Centro em direção a outros bairros, vão circular pelas avenidas Joana Angélica e Vale de Nazaré, Aquidabã, Sete Portas, Rua Cônego Pereira, Avenida Glauber Rocha, Estrada da Rainha, Via Portuária, Rua Saldanha Marinho, Largo do Tamarineiro, Rua Conde de Porto Alegre, Rua Pero Vaz e Rua Lima e Silva para seguir o itinerário normal.
Banheiros e limpeza – A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) vai disponibilizar 15 banheiros químicos para o Largo da Lapinha e outros 15 para o Largo da Soledade. Ao todo, 60 profissionais irão atuar na limpeza da região com o auxílio de dois compactadores, um caminhão e dois caminhões-pipas, com início da operação às 5h.