O Itamaraty, Ministério das Relações Exteriores do Brasil, está preparando um plano de evacuação de diplomatas do Irã e do Iraque, caso haja necessidade em virtude da escalada de tensão com os Estados Unidos.
O jornalista Guilherme Amado da revista Época informa que a cúpula do ministério está monitorando as informações recebidas dos dois países. As áreas consular, política e administrativa estão coordenadas para eventual ação de remoção.
Segundo o jornalista, por questão de segurança, o Itamaraty evitará divulgar oficialmente para onde serão feitas as eventuais transferências. Entretanto, os diplomatas, oficiais de chancelaria e assistentes de chancelaria do Iraque seriam provavelmente transferidos para o Kuwait, a Jordânia ou a Arábia Saudita. Os do Irã iriam para o Azerbaijão.
“Por ora, não há sinais de que devamos proceder imediatamente a uma evacuação. Mas, dada a situação de instabilidade, isso pode mudar repentinamente. De todo modo, a embaixada no Iraque está fazendo o trabalho de alerta para o caso de necessidade de evacuar”, explicou uma fonte.