28 de março de 2024
  • :
  • :

Canadá afirma ter informação de que o Irã derrubou avião ucraniano

Canadá afirma ter informação de que o Irã derrubou avião ucraniano

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta quinta-feira (09), que várias fontes de Inteligência, incluindo os serviços canadenses, sugerem que o Boeing 737, que caiu na véspera perto de Teerã, foi “derrubado por um míssil terra-ar iraniano”.

“Temos informação de múltiplas fontes, incluídos nossos aliados e nossos serviços”, que “indica que o avião foi derrubado por um míssil terra-ar iraniano. Pode ser que não tenha sido intencional”, disse Trudeau em coletiva de imprensa.

O premiê canadense insistiu em que estes últimos acontecimentos “reforçam a necessidade de uma investigação exaustiva sobre este assunto”.

“Como disse ontem, os canadenses têm perguntas e merecem respostas”, disse.

O desastre, que resultou na morte de 176 pessoas, incluindo 63 canadenses, ocorreu pouco depois de Teerã disparar mísseis contra bases militares utilizadas pelo Exército americano no Iraque.

O voo PS752, da Ukrainian International Airlines (UIA), decolou no começo da manhã de quarta de Teerã (hora local, noite de terça no Brasil), com destino a Kiev, mas caiu logo depois.

O presidente americano, Donald Trump, expressou nesta quinta suas “suspeitas” sobre as causas do ocorrido quando, segundo vários veículos, a Inteligência americana está cada vez mais convencida de que o avião foi derrubado pelo Irã por engano.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *