26 de abril de 2024
  • :
  • :

Parlamento do Reino Unido aprova proposta do Brexit

Parlamento do Reino Unido aprova proposta do Brexit

Os parlamentares britânicos deram, nesta quinta-feira (9), sua aprovação final ao texto que permitirá ao Reino Unido começar a deixar a União Europeia em 31 de janeiro em uma votação histórica, após três anos e meio de crise.

A Câmara dos Comuns, amplamente dominada pelo partido do primeiro-ministro conservador Boris Johnson, aprovou o texto com 330 votos a favor. Votaram contra 231 parlamentares.

O texto será agora encaminhado para votação final na Câmara dos Lordes e depois enviado para receber a assinatura da rainha, na próxima semana. O acordo do Brexit, então transformado em lei, deverá ser ratificado pelo Parlamento Europeu em 29 de janeiro, dois dias antes da data final para a saída do bloco.

A decisão do Reino Unido em deixar a União Europeia foi tomada em um plebiscito em 24 de junho de 2016. O resultado da votação provocou a queda do então primeiro-ministro David Cameron. Em seu lugar assumiu Theresa May, encarregada de negociar o Brexit ( uma junção das palavras em inglês “British” e “exit” que significa “saída britânica”).

May, entretanto, demorou quase dois anos para apresentar um projeto que – mesmo aprovado pela União Europeia – não foi bem recebido pelo Parlamento britânico.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *