26 de abril de 2024
  • :
  • :

Mais de dois mil migrantes da América Central tentam entrar no México

Mais de dois mil migrantes da América Central tentam entrar no México

Mais de duas mil pessoas de países da América Central tentaram cruzar a fronteira da Guatemala com o México rumo aos Estados Unidos neste sábado (18). As autoridades mexicanas, porém, fecharam o posto fronteiriço por onde a caravana de migrantes tentava passar.

Grande parte dos migrantes deixou Honduras nesta semana. Eles seguem por vias terrestres aos Estados Unidos, onde tentarão ficar com pedidos de asilo — instrumento que, nos EUA, é semelhante ao refúgio.

Conforme o governo norte-americano determinou recentemente, os migrantes têm de esperar o resultado do lado mexicano da fronteira. Por isso, o México tenta evitar que as caravanas entrem em território mexicano.

De acordo com a agência Associated Press, militares mexicanos fizeram uma barreira humana para conter o fluxo de migrantes na ponte que atravessa o rio Suchiate — marco da fronteira entre México e Guatemala.

Com o grande volume de pessoas que tentavam cruzar a fronteira, houve tumulto. Segundo a agência France Presse, um agente de imigração do México tentava alertar o grupo de migrantes para o fato de que dificilmente eles conseguiriam entrar nos EUA.

“Vocês estão entrando de maneira irregular no México. Devem portar um visto mexicano, ou documento migratório. Não se exponha aos traficantes de pessoas, sua vida corre perigo”, explicou o agente, segundo a AFP.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *