Nesta quarta-feira (22), Bahia e Vitória iniciarão oficialmente a temporada 2020. Como projeto de formação de jovens atletas, as duas maiores forças do estado decidiram participar da 116ª edição do Campeonato Baiano – começou a ser disputado em 1905, é o segundo mais antigo do País, perdendo apenas para o Paulistão – com as equipes de aspirantes. O planejamento também possibilitou a promoção de novos talentos que se destacaram em categorias inferiores ao sub-23.
Atual campeão do estadual, o Esquadrão, comandado por Dado Cavalcanti, que foi ao ‘Mercado da Bola’ e trouxe nove reforços para a disputa da competição, estreia diante da Juazeirense, às 21h30, no estádio Adauto Morais, na cidade de Juazeiro. Segundo a assessoria do clube, o projeto servirá de grande ajuda em decorrência do calendário apertado neste início de temporada. Nos próximos sete dias, o Tricolor terá um total de cinco jogos.
Com um projeto de reformulação da ‘Fábrica de Talento’, o Leão, que apostou em Agnaldo Liz e na sua base para a disputa do Baianão, encara o Jacobina, às 19h30, no Barradão. Apesar das contratações, o Vitória também chama a atenção pela promoção de atletas extremamente jovens, chegando a relacionar um jogador direto do time sub-17, a exemplo do volante Figueiredo que se destacou em competições da categoria na temporada passada.
Craques – O Baianão 2020 vai trazer figuras conhecidas e carimbadas para o futebol baiano. No Vitória da Conquista, Nonato, ídolo do Bahia, vai ser o homem de referência no ataque e, aos 40 anos, vai tentar provar que ainda tem gasolina no tanque para levar o Bode a um bom campeonato.
Aos 44, o incansável e interminável Magno Alves também é presença garantida na competição. O Magnata, como é popularmente conhecido o jogador, vai defender as cores do Atlético de Alagoinhas.
O Jacuipense também foi ao mercado e fechou com nomes conhecidos do futebol estadual. Os meias Danilo Rios e Rafael Bastos, além do lateral Railan, todos ex-Bahia, são as apostas do Leão do Sisal para levar o time longe na competição.
A Juazeirense é outra equipe que se reforçou com um jogador conhecido. Kanu, zagueiro que teve passagem pelo Vitória, é o grande reforço do Cancão de Fogo. Vamos ver quais dessas contratações irão dar o esperado retorno durante a competição.