26 de abril de 2024
  • :
  • :

Estudantes desocupam o Odorico após 10 horas de negociação com a PM

Estudantes desocupam o Odorico após 10 horas de negociação com a PM

Os estudantes e funcionários que ocuparam o Colégio Estadual Odorico Tavares, no Corredor da Vitória, bairro de classe alta em Salvador, saíram do prédio por volta de 1h20 desta quarta-feira (22). O ato, que começou por volta das 15h de terça-feira (21), ocorreu em protesto contra o fechamento da unidade de ensino.

Governador confirma fechamento de escola pública em bairro de luxo de Salvador
A ocupação foi pacífica e a desocupação também. Policiais militares e técnicos da Secretaria de Educação da Bahia (SEC) estiveram no local para negociarem que os estudantes deixassem o colégio.

De acordo com a PM, a desocupação foi resultado de uma negociação da polícia, da SEC e da Secretaria de Relações Institucionais.

Com o fechamento do Odorico Tavares, os estudantes poderão se matricular em unidades próximas da região, como o Colégio Estadual Manoel Novais (Canela), que fica a cerca de 1 km do Odorico; o Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas (Nazaré); e o Colégio Estadual da Bahia – Central (Nazaré).

Ainda em nota, o órgão de educação disse que a transferência para essas instituições pode ser solicitada em qualquer unidade escolar da rede estadual até o dia 27 de janeiro.

O tema da venda do Odorico é polêmico entre os alunos da instituição, que fizeram ao menos três manifestações no mês de dezembro, quando foi anunciado o encerramento das atividades da escola. O primeiro protesto ocorreu no dia 4 de dezembro, o segundo no dia seguinte e o último no dia 6 de janeiro.

Quando o anúncio do fechamento do colégio foi confirmado pelo governador Rui Costa, ele também informou que a área ocupada pelo prédio será leiloada. Ainda não há data para o leilão, mas de acordo com a Secretaria de Comunicação do governo, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou a tramitação do projeto para venda do prédio, em regime de urgência. A votação ainda não aconteceu.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *