25 de abril de 2024
  • :
  • :

IGHB e ALBA irão lançar livro sobre Consuelo Pondé de Sena nesta quarta

IGHB e ALBA irão lançar livro sobre Consuelo Pondé de Sena nesta quarta

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia promovem nesta quarta-feira (29 de janeiro), às 17 horas, o lançamento do livro Consuelo Pondé de Sena (in memoriam), editado pela ALBA e organizado pelo professor e ex-orador oficial do IGHB, Edivaldo Machado Boaventura (falecido em 22/08/2018). O evento será antecedido por uma breve saudação do vice-presidente José Nilton Carvalho Pereira.

“O presente livro representa o ressarcimento de verdadeira dívida de honra assumida pelos amigos e discípulos de Consuelo Pondé de Sena, enquanto ela exerceu, com excepcional brilho, a Presidência do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia”, declara no prefácio, o presidente de honra da Casa da Bahia e ex-governador, doutor Roberto Figueira Santos.

A publicação reúne textos de homenagens, artigos, entrevistas, depoimentos, discursos, síntese biográfica, além de galeria de fotos, que ilustra a trajetória da professora. O texto de apresentação do organizador destaca a importância da historiadora nas atividades diárias do IGHB e em benefício da cultura do Estado, sobretudo em defesa da história, da geografia e do patrimônio da Bahia, a exemplo dos festejos do 2 de julho. “Consuelo reabilitou a Casa da Bahia em todos os sentidos. Eu costumava dizer, emblematicamente, que ela governava da cúpula aos porões. Lutou tenazmente pela preservação do patrimônio de pedra e cal e pelo patrimônio imaterial. Desejou construir o Memorial do 2 de Julho com o Caboclo e a Cabocla”.

Edivaldo Boaventura, em um dos depoimentos, ainda relata. “Em uma palavra, a liderança feminina, a obra da universitária e o público que a acompanha nos postos de sua vigência intelectual tornaram Consuelo Pondé de Sena uma das mais expressivas mulheres baianas da contemporaneidade”.

O presidente do Instituto, Eduardo Morais de Castro, acrescenta que Consuelo Pondé jamais se negou a informar, esclarecer, ensinar, transmitir tudo de bom que amealhou nos 19 anos que esteve à frente da instituição mais antiga do Estado em funcionamento ininterrupto. “Se hoje temos o IGHB de portas abertas aos pesquisadores, público em geral, mantido e ampliadoos estudos e registros sobre a Geografia, História e Ciências afins, agradecemos a Consuelo Pondé de Sena”.

A publicação terá distribuição gratuita no dia do lançamento. O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h e está situado na Piedade (Avenida Joana Angélica, 43).

Fotos: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *