19 de abril de 2024
  • :
  • :

ACBEU vai oferecer 30 bolsas de estudo para professores de inglês da rede pública

ACBEU vai oferecer 30 bolsas de estudo para professores de inglês da rede pública

Com o objetivo de fortalecer o conhecimento da língua inglesa nas escolas públicas baianas, o Grupo Educacional ACBEU abre a inscrição nesta sexta-feira (31), para bolsas de estudo do programa Brazilians Innovating on the Teaching of English (Brite 2020). Dividido em três partes, o curso de aperfeiçoamento – que é financiado pela Embaixada dos Estados Unidos – é voltado para docentes que atuam na rede pública ensinando inglês.

Os interessados podem se inscrever até 14 de fevereiro. Ao total, serão ofertadas 30 vagas.

Para isso, é necessário ter nível de proficiência intermediário de inglês, testado pelo ACBEU, além de disponibilidade para o cumprimento de, no mínimo, 80% de frequência no curso, que tem carga horária de 50h de instrução presencial e de 25h online.

Após a primeira etapa de inscrição, com a entrega da documentação que comprova que os docentes trabalham na rede pública e que têm inglês intermediário, os 70 pré-selecionados participarão de um teste de nivelamento oral e uma entrevista que será realizada pelo ACBEU no dia 29 de fevereiro. Depois desta fase, serão selecionados 30 professores. As bolsas de estudo incluem, além do curso no ACBEU Pituba, todo o material necessário para as aulas.

Etapas do curso – A primeira parte consiste em uma aula de abertura e mais 20h de aulas presenciais, que ocorrerão aos sábados, entre 7 de março e 18 de abril, das 8h às 12h30. A segunda será de 25h de aulas online e 15h presenciais, de 16 de maio até 17 de outubro, sempre um sábado por mês, das 8h às 11h30.

A parte final do programa será composta por um encontro de dois dias, somando 15h. Na ocasião, os professores-estudantes, além de avaliarem a própria participação no curso, terão a oportunidade de realizar um seminário para compartilhar o aprendizado com outros colegas de escolas públicas. A ideia é fazer com que eles se tornem multiplicadores.

As aulas presenciais acontecerão pela manhã, na unidade ACBEU Pituba (Rua Pernambuco, nº. 586). O término do curso, que está na 2ª edição, está previsto para o dia 14 de novembro. Além de Salvador, o mesmo curso de aperfeiçoamento é realizado em outras cidades brasileiras, em parceria com centros binacionais locais.

Brite – O programa visa fortalecer o ensino da língua inglesa nas escolas públicas baianas por meio de um curso que proporciona aos professores uma revisão e um aprendizado sobre a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como este conteúdo se associa com o Ensino Comunicativo de Línguas e a Aprendizagem do Século XXI.

A ideia é mostrar os princípios metodológicos essenciais, que inclui o desenvolvimento de currículo, planejamento de aulas, o trabalho com grandes grupos em sala de aula e o trabalho com grupos heterogêneos, além de novas tecnologias educacionais nas quais se insere o projeto “Maker”, que tem como base a cultura do faça-você-mesmo — em inglês, do-it-yourself (ou simplesmente DIY).

Simpósio – Os 10 melhores do programa Brite no Brasil terão a oportunidade de participar de Brite Ideas Symposium, que terá duração de três dias. As datas serão divulgadas posteriormente. Durante evento, os participantes irão trabalhar com a metodologia de Design Thinking. O intuito é conceber um programa educacional que poderá ser implementado nas cidades onde os professores lecionam.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *