29 de abril de 2024
  • :
  • :

Nova unidade de saúde atenderá 460 pessoas por dia em São Marcos

Nova unidade de saúde atenderá 460 pessoas por dia em São Marcos

Em vez de seguir até os bairros vizinhos de Pau da Lima e Castelo Branco para ter atendimento médico, a dona de casa Carolaine Barreto, de 22 anos, só vai precisar andar apenas alguns metros para chegar até a Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Nova de Pituaçu. Construída pela Prefeitura, a nova unidade foi entregue nesta sexta-feira (31), na Rua São Jorge de Vila Nova de Pituaçu, em São Marcos, em solenidade com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis, além do secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, equipe técnica, autoridades e moradores.

“A gente tinha que acordar cedo para conseguir uma ficha de atendimento e, mesmo assim, era mais fácil conseguir em Castelo Branco do que em Pau da Lima, que é mais perto. Agora vai facilitar muito pra gente esse posto aqui, principalmente para ela, que precisa muito de médico nessa idade”, disse Carolaine, referindo-se à filha Maria Helena, de 7 meses, que estava no colo.

O prefeito lembrou que a Vila Nova de Pituaçu tinha uma grande demanda na área da saúde e o posto era aguardado ansiosamente pelos moradores. “Serão mais de 10 mil pessoas atendidas por esta USF, que terá também atendimento de primeiros socorros para pessoas em casos mais emergenciais e que necessitem de encaminhamento para UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) ou hospitais”.

Estrutura e avanços – A USF Vila Nova de Pituaçu vai ofertar serviços de atenção integral, desde o recém-nascido ao idoso, através do atendimento médico, enfermagem e odontológico. Além disso, vai dispor de serviços complementares como curativo, vacinação, visita domiciliar, marcação de consultas e exames, dispensação de medicamentos básicos e confecção do Cartão do SUS. A capacidade de atendimento é para 460 pessoas por dia, através da atuação de três equipes de Saúde da Família e outras três de Saúde Bucal.

ACM Neto ressaltou que a entrega da unidade de saúde é mais um esforço que a Prefeitura vem fazendo para ampliar a atenção básica. “Este ano vai ser o ano mais importante de toda a gestão na área da saúde. Salvador tem sido a capital que mais avança na área da atenção básica no país e esse tema continuará sendo uma prioridade absoluta na cidade”, completou.

O secretário Leo Prates destacou que a cobertura de atenção básica de saúde na capital baiana saltou de 18% para 50% em sete anos. Hoje, a cidade possui 311 equipes de saúde da família, colocando Salvador na 8ª posição dentre as demais capitais. 

Além disso, a USF Vila Nova de Pituaçu é a primeira de Salvador a ter sala de vacina padrão ouro do Ministério da Saúde, seguindo rígidos protocolos para funcionamento. Com essa entrega, o Distrito Sanitário de Pau da Lima chega a mais de 50% da cobertura de atenção básica de saúde – em 2013, era de apenas 8%, considerada dentre todas as outras regiões.

Foto: Valter Pontes/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *