26 de abril de 2024
  • :
  • :

China já tem 304 mortes confirmadas por coronavírus

China já tem 304 mortes confirmadas por coronavírus

O número de mortes pelo novo coronavírus na China subiu para 304 na noite deste sábado, informou a Comissão de Saúde da província de Hubei, epicentro do surto. O balanço, até então, era de 259 vítimas fatais. Ainda segundo a mídia chinesa, 2.590 novos casos da doença foram reportados em todo o país, sendo 1.590 apenas em Hubei. Destes, 894 residem na capital da região, Wuhan.

Segundo a Reuters, a China soma 14.380 casos confirmados de coronavírus com a atualização. Hubei está sob quarentena, mas, ainda assim, novos diagnósticos surgiram inclusive em outras cidades, como Huanggang, que atingiu 276 casos.

A província, no entanto, não está totalmente isolada, a despeito das rodovias bloqueadas e do transporte público interrompido. Algumas pessoas estão deixando a região a pé por meio de uma ponte que cruza o rio Yangtze, acessando a cidade de Jiujiang, na região vizinha de Jiangxi.

Desde o início da crise, a China estabeleceu restrições drásticas às viagens e férias prolongadas por ocasião do Ano Novo Lunar — a principal festa do país, quando centenas de milhões de pessoas viajam para passar o recesso com a família — para tentar conter a propagação do vírus.

As faculdades e universidades do país também adiaram o retorno às salas de aula. As autoridades pediram aos trabalhadores que adiem a volta ao trabalho e às pessoas em geral para que evitem aglomerações.

Mais de 50 milhões de pessoas na província de Hubei, onde o vírus foi inicialmente detectado, estão isoladas desde a suspensão de todos os transportes pelas autoridades. O país tem usado até mesmo drones para vigiar pedestres que não estão usando máscaras ao andar nas ruas.

Mundo – Fora da China, há pelo menos 138 casos espalhados por 22 países na Ásia, Europa e América do Norte. No Brasil, há 16 casos suspeitos monitorados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Ceará, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde neste sábado.

Novo coronavírus – Nomeado a partir de sua forma circular, o coronavírus (CoV) é uma ampla família de vírus à qual pertencem as cepas que causaram, por exemplo, a Sars e a Mers. Já se sabe que a pneumonia misteriosa é causada por uma nova cepa que os cientistas ainda não conheciam, identificado como 2019-nCoV.

Na última quinta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou emergência de saúde pública internacional por conta do surto. A medida atribui várias responsabilidades aos países do mundo e havia sido adotada apenas cinco vezes desde a criação do dispositivo, em 2005. Apesar da apreensão internacional, até o momento, os casos fatais estão restritos à China.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *